Jaboatão dos Guararapes

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Desenvolvimento Econômico
ZPE de Jaboatão é prioridade do Governo de Pernambuco

A garantia foi reafirmada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, na audiência em que recebeu o prefeito Elias Gomes

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Suape, a ser instalada em Jaboatão dos Guararapes, é uma prioridade do governo. A garantia foi reafirmada no final da tarde desta quarta-feira (16) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, na audiência em que recebeu o prefeito Elias Gomes. “Todos os compromissos assumidos serão cumpridos. A ZPE Suape é uma realidade”, disse o secretário.
 
No documento entregue ao secretário, o prefeito Elias Gomes destaca alguns pontos necessários para a agilização da implantação da ZPE como a execução das obras de infraestrutura externa, ainda não iniciadas. E ressalta que a licença prévia solicitada em agosto do ano passado à CPRH ainda não foi concedida.
 
Elias Gomes também pede a parceria do governo estadual no projeto que prevê a expansão territorial das áreas de interesse produtivo. Conforme o prefeito, números apontam o município como o polo logístico que mais cresce no Nordeste, mas já não há mais áreas disponíveis para novas plantas.
 
A expectativa é que se possa ter uma área de até mil hectares, com desapropriações a serem feitas em áreas já identificadas e que ficam entre as rodovias BR-101 e BR-232. Com isso, é preciso ainda a execução de obras de interligação entre as duas rodovias por meio da ligação da Perimetral Oeste com o Eixo de Integração Jaboatão-Prazeres e com a Via de Contorno Sul e Acesso Oeste.
 
FÁBRICA DA FIAT – Lembrando que Jaboatão dos Guararapes integra o Território Estratégico do Complexo Industrial de Suape, Elias Gomes destaca as potencialidades do município e pede a ação do secretário Geraldo Júlio na “desconcentração” das empresas na área para produzir equipamentos automotivos para a montadora da Fiat, que ficará no Cabo de Santo Agostinho.
 
Argumenta Elias Gomes ser Jaboatão o município melhor estruturado, “capaz de atender as necessidades básicas como mão-de-obra, moradia, serviço, polo médico, centros de treinamento e transporte urbano”, entre outras. Pelo menos 60 empresas de apoio já estão previstas.
 
PARCERIAS – “O governo de Pernambuco está disposto a firmar parcerias com os municípios e aqueles que apresentam mais projetos, certamente terão mais parcerias”, disse o secretário Geraldo Júlio. ”Estou seguro de que obteremos resultados positivos”, analisou o prefeito Elias Gomes, à saída da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.
Por: José Ambrósio em 17|02|2011 às 09h47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *