João da Costa ganha presente de Carnaval

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Primeira Câmara do TCE arquiva denúncia contra o prefeito João da Costa

Uma denúncia do então deputado Pedro Eurico contra o prefeito do Recife, João da Costa, o então secretário estadual das Cidades e atual senador, Humberto Costa, e o diretor-presidente da Emlurb, Carlos Eduardo Muniz Pacheco, foi arquivada ontem pela Primeira Câmara do TCE por inconsistência dos documentos.

A denúncia, protocolada no TCE em 2010, acusa a Prefeitura do Recife, a Emlurb e a Secretaria das Cidades de cometerem irregularidades no processo de desapropriação de área para a construção do novo aterro sanitário da Muribeca. O relator do processo foi o conselheiro Carlos Porto.

Após fazer a análise dos documentos que embasaram a denúncia, a equipe técnica do TCE chegou à conclusão de que “o laudo de avaliação do imóvel em que se pretende construir o futuro Aterro Sanitário Intermunicipal da Muribeca, elaborado pela empresa Valor Engenharia de Avaliação e Perícia Ltda., contratada pela Secretaria das Cidades, é compatível com as características do terreno, sua destinação, localização e melhorias existentes”.

Acrescenta que “não se identificou qualquer elementos que indique erro, imprecisão ou inconformidade com as normas e técnicas de avaliação de imóveis”, embora sugira que se recomende à Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco – sugestão acatada pelo relator – que “se abstenha de efetuar o pagamento referente à desapropriação do imóvel até que haja um desfecho, em definitivo, por parte do Poder Judiciário, das questões levantadas pelo Município do Recife e pelo Governo do Estado contra o Município de Jaboatão dos Guararapes”.

De acordo ainda com o Relatório de auditoria, até a presente data a Secretaria das Cidades não efetuou nenhum pagamento ao proprietário do imóvel. O deputado questionou em sua denúncia a solução final do lixo produzido no Recife, objeto do Contrato de Concessão Pública nº 23, datado de janeiro de 2008, celebrado com o Consórcio Recife Energia.

TCE-PE
Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 02/03/11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *