Assembléia Legislativa de Pernambuco debate a Instalação de Usina Nuclear no estado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Na ultima quinta feira 12/05, os parlamentares debateram a possível implantação de uma usina nuclear em Pernambuco, o assunto entrou na pauta da ALEPE depois que o jornal Folha de Pernambuco publicou uma reportagem no mesmo dia. Onde o Secretario de Recursos Hídricos João Bosco afirma que o debate sobre a instalação de uma usina nuclear não será realizado no âmbito estadual, e sim pelo Congresso Nacional.

No inicio do debate o deputado Daniel Coelho, do PV, destacou que estava incorreto o anúncio que confirmava a implantação do empreendimento em Pernambuco, e lembrou que a Constituição Estadual proíbe a instalação de usinas nucleares.

O deputado Rodrigo Novaes, do PTC, ponderou que o Secretario de Recursos Hídricos do estado, pode ter baseado sua declaração em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contestando uma norma estadual que regulamenta atividades do setor nuclear. A ADIN atribui à União a competência de legislar sobre fontes energéticas.

Já o parlamenta Raimundo Pimentel, do PSB, ficou ao lado do Secretario João Bosco e afirmou que o momento para a discussão é impróprio, pois o desastre ocorrido no Japão dificulta o debate sensato a respeito do tema.

Para o deputado Silvio Costa Filho, do PTB, o Secretario, nunca faltou com respeito ao Parlamento. E explanou que a Agência Internacional de Energia Atômica irá avaliar as usinas existentes no mundo, e que a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia irá abordar o assunto no momento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *