Paulista-PE combate evasão escolar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Prefeitura do Paulista forma equipe multidisciplinar de combate a evasão escolar

Abandono intelectual é crime
Equipe multidisciplinar contra a evasão escolar
Objetivando mitigar o índice de alunos faltosos nas escolas públicas do Paulista, a Secretaria de Educação do município montou uma Equipe Multidisciplinar de Combate à Evasão Escolar.A equipe é formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Os profissionais já se reuniram com diretores, coordenadores e supervisores das unidades de ensino, apresentando formas de trabalho para otimizar o acompanhamento da freqüência dos estudantes.

A identificação do aluno faltoso é feita inicialmente pelos diretores, coordenadores e supervisores, que conversam com os estudantes ou com a família para identificar a causa da ausência. Se mesmo assim o aluno continuar faltando, a direção da escola aciona a Equipe de Combate à Evasão Escolar que vai buscar identificar mais profundamente as causas do problema, que pode ser familiar ou social. No primeiro caso, a equipe de psicólogos é acionada para dar assistência ao estudante e à família. Se o problema for de origem social, a equipe aciona outros órgãos municipais como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria de Saúde, dentre outros.

A Equipe de Combate à Evasão Escolar é acionada pelos gestores das unidades de ensino se não houver sucesso nos primeiros contatos com os alunos faltosos. Este ano, 18.500 estudantes se matricularam para estudar nas 67 escolas da rede de ensino de Paulista.

Os pais ou responsáveis que negligenciam a educação do filho menor de idade comete o crime de abandono intelectual assim tipificado o código penal. Art. 246. Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar:

Pena – detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *