Recife firma convênio para 12 mil vagas de estágio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Prefeitura do Recife firma convênio com Universidade para estágio curricular.

A partir do início do próximo ano, estudantes de Pedagogia e dos cursos de licenciatura, matriculados em sete instituições de ensino superior da Região Metropolitana, poderão estagiar na rede municipal de ensino do Recife. Os convênios, assinados nesta segunda (5) com as universidades Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE) e Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Frassinete do Recife (Fafire), Centro Universitário Maurício de Nassau, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Faculdade dos Guararapes (FG), permitirão que até 12 mil alunos (cerca de 6 mil por semestre) realizem seus estágios curriculares nas escolas e junto à equipe técnica da Secretaria de Educação.

Convênio para estágio no Recife
Convênio para estágio no Recife

 

 

 

Convênio

De acordo com o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, a assinatura dos convênios mostra o compromisso da atual gestão municipal com a educação. “Estamos concretizando uma iniciativa que tem sentido estratégico para a formação de cidadãos melhores. Somar os esforços de várias instituições, como fizemos aqui, gera resultados bem melhores”, afirma. Na visão do vice-prefeito, o estágio ajuda a preparar os estudantes para a vida e aprimorar sua formação enquanto profissionais de Educação.

Rede Municipal tem 309 unidades

“Oferecemos as 309 unidades de ensino da nossa rede como campo de estágio para os estudantes de sete universidades e faculdades. O estágio curricular dá ao aluno uma formação mais completa e uma ideia melhor sobre a realidade que ele vai encontrar quando concluir o curso”, avalia o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, destacando que a formalização dos convênios aproxima ainda mais a Secretaria das instituições de ensino superior.

Pratica educativa

Para o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, iniciativas como essa enriquecem a formação dos futuros professores. “Eles terão a oportunidade de ir a campo, na prática cotidiana, ampliando os conhecimentos que obtiveram nas salas de aula”, aponta. Por sua vez, o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Paulo Sávio Angeiras de Goes, destaca que o estágio é um espaço de prática, que coloca o estudante em contato com o mundo do trabalho. “As escolas são um espaço privilegiado para o estudante pensar as soluções do dia a dia. A interação entre a universidade e o mercado ajuda a formar o cidadão do futuro”, ressalta.

Programa de Estágio Ampliado

A assinatura dos convênios marcou o lançamento do Programa de Estágio Ampliado (PREAM) e do Programa de Estágio Paulo Rosas (PREPARO), gerenciados pela Secretaria de Educação do Recife, que buscam contribuir com a formação dos estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas, além de aperfeiçoar o trabalho pedagógico na rede municipal de ensino. No PREAM, a ideia é viabilizar a inserção do estudante no estágio, participando das atividades nas unidades de ensino. Já o PREPARO é um complemento do PREAM, com participação de docentes das instituições de Ensino Superior, em que o estudante terá contato com atividades de gestão pedagógica e funções técnicas na Secretaria de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *