Concurseiros devem planejar preparação para provas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Consurseiros devem planejar seus estudos e usar método objetivo de preparação.

Olá concurseiros, hoje venho falar um pouco sobre métodos de preparação . Como tudo na vida o planejamento também é essencial para se alcançar bons resultados (aprovação) na preparação para um concurso público. Você deve conhecer bem o dilema de Alice “Se não sabe onde quer ir, não importa que caminho tomar”.(https://youtu.be/lhTsGPp2lZ0).E acrescente a essa questão o como chegar, espero que com energia suficiente para usufruir da vitória e ser um ótimo servidor público, não como o dileto soldado de Maratona,Fidípides,que morreu de exaustão após cumprida a missão.

Concurseiros devem adotar metodologia mais eficaz de estudo
Concurseiros devem adotar metodologia mais eficaz de estudo

Vamos abordar três variáveis possíveis de preparação para concursos na abordagem do Programa objetivo de preparação. A primeira sem o edital estar na praça, a segunda com edital publicado e a terceira estudando para vários concursos de uma área comum como por exemplo área policial, área fiscal,área educacional , tribunais etc.

1. Estudando sem edital na praça.

É na minha opinião a real preparação,pois, não há ansiedade e pressa no consumo da matéria. Pode até ser considerada uma fase da preparação é preciso muita maturidade por parte do concurseiro para enfrentar este desafio.

Pois bem , sem o edital publicado o concurseiro adotará como base para seus estudos o edital mais recente ou do último concurso ocorrido para aquele cargo. Você já deve ter visto milhares de orientações a preparação em concursos públicos. A grande maioria orientando a realizarmos um cronograma de estudos com o seguinte modelo.

” formulação de um calendário para o estudo de disciplinas distribuídos em horários e dias da semana” ou seja.

Segunda

10h-11h -Português
11h15imin : 12h30min – Matématica

Terça

Disciplina x

Quarta

Disciplina y
Segundo nosso Programa objetivo de preparação as informações contidas no cronograma feito desta forma estão incompletos, pois, precisamos acrescentar o ponto ou assunto do programa que estudaremos por exemplo.

Segunda 01/05/2017
10h-11h -Português
Assunto : Verbo

Terça 02/05/2017
11h15imin : 12h30min – Matemática
Assunto : MMC e MDC

Quarta 03/05/2017
10h-11h Direito Administrativo
Assunto: Noções de Licitação

E faça isto distribuindo todo o assunto do edital se programando para estudar. Firme o compromisso de cumprir este cronograma objetivo. Não deixe para escolher o que vai estudar na hora do estudo. Programe-se também para responder questões e realizar simulados. Programe também revisões periódicas para fixação do assunto.

2º Realidade com o edital publicado

Se você não vem se preparando no médio e longo prazo e tropeçar num edital faça uma pesquisa sobre os assuntos recorrentes ou que sempre se fazem presentes em concursos para o cargo escolhido e programe-se para estuda-lo de acordo com o cronograma objetivo de preparação.

* Data – hora de inicio – hora final-disciplina / assunto(conteúdo a ser estudado).

Até se esgotar o conteúdo programático de recorrência selecionado por você.

3º Estudo por área

Para os concurseiros que optarem por se preparar por exemplo para área fiscal tributária ao cargo de auditor fiscal que existe nas três esferas de poder a federal, o a estadual e a municipal. Se há interesse do concurseiro em fazer o concurso nas três esferas o melhor a fazer é escolher o edital mais abrangente aquele que engloba todas as demais disciplinas. Ou seja estudando um se estuda todos ou grande parte dos assuntos.

Fica a dica

1.Distribua os assuntos dispostos nos conteúdos programáticos dos editais para estudo por dia, data, hora e assunto.
2.Estude objetivamente.
3.Programa-se incluindo a resolução de questões e simulados.

Exemplo:
Segunda 01/05/2017
10h-11h -Português
Assunto : Verbo

Terça 02/05/2017
11h15imin : 12h30min – Matemática
Assunto : MMC e MDC

Quarta 03/05/2017
10h-11h Direito Administrativo

Assunto: Noções de Licitação
Distribua o conteúdo programático neste cronograma e evite a procrastinação. Alias procrastinação é o assunto de nosso próximo artigo.

Seja o primeiro a receber nossas notícias.Acompanhe a série preparação.

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *