Não faltam vagas para professor em concursos pelo país.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Educação é área com mais vagas em concursos. O cargo com mais vagas é o de professor.Não faltam vagas para professores de norte a sul do Brasil.

Uma das categorias com mais número de cargos e funções disponíveis no serviço público é a de professor. Apesar do reclamo da baixa remuneração que varia entre R$2.298,80(piso nacional do magistério) e R$ 8.500,00(maioria inicial com titulação de doutor) inicias conforme titulação e instituição de ensino.

Concursos e seleções

Emanual Omena, gestor de conteúdo do site Integracaope , esclarece que os concursos e seleções para área de educação, notadamente, para a função ou cargo de professor são realizados em duas etapas. A primeira geralmente objetiva e a segunda etapa denominada títulos,nessa fase são contabilizados pesos para apuração de uma nota final em função dos cursos de qualificação, mestrado e doutorado que por ventura o candidato possua. Alguns concursos possuem uma terceira fase onde o candidato é avaliado por uma aula prática. (prova didática).

Geralmente nos conteúdos programáticos são cobrados, além da disciplina que o candidato leciona, as seguintes temáticas :

Legislação da Educação – LDB – Lei 9394/96 e suas alterações. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Plano Nacional da Educação
(2014-20124). Estatuto da Criança e do Adolescente.

Princípios Pedagógicos e Didática e Psicologia da Educação -Princípios da gestão escolar democrática. Fundamento da Estrutura das organizações. Principais aspectos do comportamento organizacional (conflitos, poder, liderança, comunicação, motivação, técnicas de negociação).Processos e propriedades estruturais dos grupos numa organização formal. Fundamentos da Educação: teorias e concepções pedagógicas. A educação e suas relações com os campos socioeconômicos, políticos e culturais. Sociologia da Educação; Elementos da prática pedagógica.Didática e o processo de ensino e aprendizagem; projeto político pedagógico: concepção, princípios e eixos norteadores; Planejamento Educacional. Planejamento de Ensino. Projetos de Trabalho e Interdisciplinaridade. Currículo e construção do conhecimento. Organização do Tempo e do Espaço Escolar. TICs como recurso de aprendizagem. Teoria da aprendizagem e andragogia. Desenvolvimento Cognitivo Humano.
Bases psicológicas da aprendizagem; teorias de aprendizagem; condições para aprendizagem; Noções de transtornos de aprendizagem, de ajustamento e mentais. Legislação da Educação Especial. Aspectos do conteúdo e formas de abordagem para a realização de entrevistas e
trabalhos de grupos (cultura, clima, relação entre planejamento estratégico e gestão de pessoas).

Técnico em assuntos educacionais

Um concurso em nível superior muito recomendado para formados em licenciaturas diversas é o para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Profissional que atua nas instituições de ensino técnico e superior das instituições federais de ensino.

Tipo de vinculo dos professores

As administrações usam em geral duas modalidades de contratação de professores. O ingresso para cargo efetivo que se dá através de concurso de provas e títulos e através de seleção pública simplificada com a finalidade de se ocupar função provisória no serviço público justificada muitas vezes pela urgente necessidade pública.

Urgência na reposição de pessoal

Outro ponto referente a área da educação em relação a concursos públicos é a possibilidade de ser realizado em período eleitoral e até se ultrapassado o limite da lei de responsabilidade fiscal. Em ambos os casos só é permite ao gestor realizar o concurso ou seleção para repor pessoal em rezão de aposentadorias ou afastamentos definitivos.

Simulado com 30 Questões de LDB
Simulado com 30 Questões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para concurso de professor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *