Três técnicas práticas de memorização para concursos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Memorização é um item essencial para conseguir bons resultados e alcançar o sonho da aprovação em um concurso público, Esse é o primeiro de uma série de 3 artigos.

Esse artigo foi retirado do Blog do Renato Alves. Aproveite e boa leitura! :)

Recentemente recebi uma matéria publicada na BBC cujo título dizia: Sua memória pode ficar tão boa quanto a de um campeão de memorização, garantem cientistas. Clique e leia na íntegra.

Eu me sinto extremamente realizado cada vez que vejo uma notícia como esta, porque ela reforça a mensagem que venho divulgando nos últimos 20 anos: a memória é a maior responsável pelo sucesso ou fracasso nos estudos.

Por isso quero ensinar a você três técnicas poderosas de memorização que fazem sucesso desde 2006 quando eu publiquei meu segundo livro “Segredos dos Gênios.

O segredo dos gênios

Essas técnicas ajudaram a aprovação de milhares de estudantes de concurso em todo Brasil resolvendo dilema: estudar muito e no final não se lembrar de nada.

1- FLASHCARD

0031 flashcards

A primeira técnica chama-se Flashcard e foi criada pelo jornalista alemão Sebastian Leitner na década de 1970.

A técnica original consiste em fazer um pequeno cartão onde de um lado você escreve a pergunta e no verso a resposta.

Os dados escritos no cartão podem ser:

Frases e vocábulos estrangeiros;

Termos técnicos de anatomia;

Fórmulas matemáticas;

Química;

Fisica;

Literatura;

Trechos de livros.

A técnica funciona da seguinte forma:

Depois de feito os cartões você vai organizar três caixas:

Na caixa 1 vão os cartões que você ainda erra ao tentar lembrar as respostas.

Na caixa 3 vão os cartões que você já conhece totalmente as respostas, ou seja, que já estão gravados na memória.

Os cartões da caixa 1 serão revisados 1x por dia.

Os cartões da caixa 2 serão revisados a cada 3 dias.

Os cartões da caixa 3 serão revisados 5 dias.

Quanto todos os cartões estiverem na caixa 3 significa que o conteúdo está sendo consolidado em memórias de longa duração.

Esta técnica é eficiente porque cumpre 2 objetivos:

  1. Formar memórias fortes utilizando a repetição sistematizada;
  1. Estimular a associação para que o cérebro estimulado pela pergunta consiga lembrar automaticamente da resposta e vice-versa.

2- FICHAMENTO DE MATÉRIAS

0029 fichamento

A técnica de fichamento de matérias a muitas décadas. O fichamento de matérias com foco na memorização foi eu quem criei no ano de 1999. Essa técnica é tão eficiente para organização de conteudo e memorização que é uma das mais utilizada por meus alunos aprovados em concursos públicos.

Ela funciona da seguinte maneira:

Após ler, estudar, interpretar e compreender o texto, faça uma síntese organizando nomes, fatos, ideias e informações extraídas do texto utilizando palavras chave ou frases resumo. Estas palavras devem ser escolhidas com critério porque são gatilhos que ajudam a memorizar e posteriormente recordar uma grande quantidade de textos.

Outra variação das fichas de revisão é do autor Tony Buzan, chamada mapas mentais. Eles também ajudam a organizar o conteúdo de forma estruturada para facilitar o aprendizado, a diferença é que quando Tony Buzan lançou os mapas mentais ele também não orientava as pessoas sobre a necessidade de revisão, porque ele estava focado no aprendizado imediato.

Tem uma frase que utilizo em outro livro de minha autoria chamado Os 10 Hábitos da Memorização que ensina que não adianta estudar muito para depois se esquecer de tudo. A memorização deve ser a principal habilidade de um estudante.

3- REVISÃO SEMANAL

Uma vez que você preparou seus flashcards, ficha resumo ou mapa mental, o próximo passo será fazer revisão para formar memórias de longa duração. Neste caso, eu vou ensinar outra técnica publicada no livro Segredo dos Gênios, chamada Revisão Semanal.

Preste atenção, porque esta dica vai facilitar muito seus estudos:

Você vai revisar o conteúdo dos cartões ou fichas uma vez por semana (você escolhe o dia mais conveniente) durante dois meses.

Escolha um dia fixo na semana (eu sempre sugiro aos meus alunos que seja o sábado) e reserve algum tempo para revisão todas as matérias que você estudou ao longo da semana.

Esta técnica tem por objetivo estimular a recordação semanalmente formando memórias de longa duração. Ela será bem útil para você que faz provas ou simulados bimestrais. Você também pode utilizar essa técnica para revisar apostilas questões que podem cair nas provas.

Eu espero que essas dicas tragam mais qualidade aos seus estudos e sucesso em suas provas.

Viva Bem. Lembre Bem.

Retirado e Autorizado do link: http://renatoalves.com.br/blog/tres-tecnicas-memorizacao-para-concursos/

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil, pelo Guiness Book, o livro dos recordes. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *