Professor carreira muito demandada em concurso

Tempo de leitura: 2 minutos

Professor carreira com concurso nas esferas federal, estadual e municipal.

Muitos concursos abertos para professor em todo Brasil
Muitos concursos abertos para professor em todo Brasil

A carreira de professor (magistério público) tem ofertado grandes oportunidades no serviço público. A demanda é grande nas esferas federal ,estadual e municipal.

Ingresso do professor no serviço público

Ao contrário do que muita gente pensa o ingresso do professor no serviço público não se dá de maneira fácil. O concurso para área docente obrigatoriamente tem que ter duas etapas que são a prova objetiva e a prova de títulos.

Títulos

O futuro docente ( graduado) deve pensar em continuar sua formação com especialização, mestrado e doutorado.

Preparação

Além da matéria em que ministra aulas os candidatos nas provas objetivas são obrigados a responderem a questões das seguintes disciplinas:

Legislação da educação – LDB – Lei de diretrizes e Bases da Educação.
Didática.
Psicologia da Educação.
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Além de português e da disciplina especifica.

Oportunidades nos Municípios e Estados

Nos Municípios os profissionais mais procurados são os da educação infantil. Os estados responsáveis pelo ensino médio costumeiramente têm muita carência de profissionais de ensino nas áreas de exatas. Mas, ofertam vagas para todas as disciplinas do ensino médio.

União

Já a esfera federal demanda profissionais para os Institutos Federais de Educação e as Universidades Federais. As Universidades exigem curso de Mestrado e Doutorado para ocupação das vagas de professor além da prova prática didática avaliada por uma banca.

Unidades militares

Além destas unidades temos as militares federais de ensino e os colégios de aplicação. Os Colégios Militares abrem vagas oportunidades em concursos para professores militares e civis.

Concurso x seleção simplificada

Embora exigido na Constituição e por lei (LDB) os gestores públicos substituem o concurso público na área de educação pela seleção pública simplificada impondo precariedade aos profissionais de educação e a população cliente deste serviço. Isso se dá por falta de planejamento. Assim deixa-se que a educação fique em estado caótico para usar a exceção seleção simplificada para atender casos urgentes em regra. Em alguns estados os contratos podem chegar a até 6 anos. É preciso que se combata essa prática perversa que precariza a educação em nosso país.

Valorização do professor

É muito  interessante a carreira de magistério público ( professor de escola pública) . Com a instituição da politica do piso nacional do magistério espera-se que em médio prazo  advenha neste país a valorização da profissão de Professor.

Simulado com 30 Questões de LDB
Simulado com 30 Questões de LDB

 

 

 

 

 

Guarda Municipal carreira muito atrativa para o nível médio.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *