MEC dá dicas para realização das provas no próximo dia 5

Tempo de leitura: 5 minutos

MEC orienta candidatos à prova do Encceja 2018.

MEC orienta candidatos ao Encceja 2018
MEC orienta candidatos ao Encceja 2018

O Encceja 2018 terá suas provas realizadas no próximo dia 5 de agosto. Mais de 1 milhão de pessoas, entre jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada e desejam finalizá-los, terão seus conhecimentos testados nas provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional 2018).

Para ter sucesso nas avaliações, é necessário controlar a ansiedade, comum neste tipo de testes. No entanto, o bom desempenho é resultado da concentração em sala de aula, que inclui, entre outras táticas, seguir dicas simples e eficazes. Pensando nisso, o Ministério da Educação resolveu ajudar os candidatos com orientações.

“O importante, nessa reta final, é manter a calma e, principalmente, acreditar na concretização do sonho que é conquistar o certificado do ensino fundamental ou ensino médio”, lembra Eunice Santos, diretora de gestão e planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação que aplica os exames.

Para começar, confira no edital do exame o que é permitido durante a realização das provas. Certifique-se que o seu documento com foto usado na inscrição está válido e em bom estado. Não use nenhum tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação, “Caso o participante tenha em mãos algum desses objetos, deverá guardá-los no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador da sala”, explica Eunice Santos. Lembre-se ainda de evitar comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma com qualquer pessoa, durante as provas.

É permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sob pena de impossibilitar a leitura óptica do cartão-resposta ou folha de redação. Embora não seja obrigatório, leve o cartão de confirmação de inscrição, do qual constam informações como número, data, hora, local de realização das provas e indicação dos atendimentos (se solicitados e deferidos).

Dê atenção especial aos documentos permitidos pela organização do Encceja 2018 para garantir sua presença em sala de aula, de preferência os que você utilizou para fazer sua inscrição. Entre os aceitos, estão passaporte do Mercosul, cédula de identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Confira os demais informados no edital do exame.

Alimentação é outra questão importante e merece atenção. Assim, não saia de casa sem estar bem alimentado. Prefira refeições leves que o ajude na digestão e não o incomodem durante as provas. Beba bastante água e mantenha-se hidratado. Se a fome surgir no meio da avaliação, dê preferência a lanches balanceados, como frutas, barras de cereais ou suco de frutas.

Confira seus dados pessoais no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e nos demais documentos do exame. Além disso, leia com bastante atenção as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação. Aguarde a autorização do aplicador para iniciar a prova e confira seu nome na lista de presença, e certifique-se de que está assinando no local adequado. A coleta de assinatura é feita após o início da prova.

Cuidado para não ter seu resultado prejudicado. Marque apenas uma opção de resposta no cartão e evite cometer dupla marcação, rasuras, emendas ou marcações não preenchidas integralmente no campo. Não amasse, molhe, rasgue ou, de qualquer outro modo, danifique o cartão-resposta.

“O participante que ainda não sabe seu local de prova deve acessar o sistema de inscrição e verificar o cartão de confirmação da inscrição”, afirma Eunice Santos. Se você já sabe seu local de prova, mas ainda não fez o percurso, tente fazê-lo antes do dia do exame. Isso o ajudará a escolher o melhor trajeto e tipo de locomoção, evitando retenções no tráfego e chegar atrasado. E não esqueça: chegue ao local de prova com uma hora de antecedência do horário do início dos testes.

Recorde – Este ano, mais pessoas farão o Encceja Nacional. Segundo o Inep, as inscrições chegaram um total de 1.695.607. Desse montante, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. Este ano, o Encceja Nacional abrange 592 municípios, 28 a mais que em 2017.

Exame – O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da educação de jovens e adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado. Embora aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e declaração de proficiência no exame é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão ao Encceja. O Encceja tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao artigo 38, parágrafo 1º e 2º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *