Praia de Casa Caiada terá ponto de observação de eclipse lunar nesta sexta.

Tempo de leitura: 2 minutos

Praia de Casa Caiada em Olinda terá ponto de observação de eclipse lunar promovido pelo Espaço Ciência.

Espaço Ciência vai instalar ponto de observação de eclipse lunar em Casa Caiada
Espaço Ciência vai instalar ponto de observação de eclipse lunar em Casa Caiada

Na próxima sexta-feira, 27, as equipes do Espaço Ciência e Observatório da Sé se unem em uma programação especial para observar o eclipse total da lua mais longo do século. A observação será feita utilizando telescópios e acontecerá na Praia de Casa Caiada, em frente ao quartel do Exército, próximo ao Shopping Patteo de Olinda. “Como o melhor momento para observar o eclipse será logo que a lua surge, a visibilidade é melhor na praia. E, claro, dependerá das condições meteorológicas”, explica Cleiton Batista, da coordenação do Observatório da Sé.

O eclipse terá uma duração de 1 hora, 42 minutos e 57 segundos. Ele atinge seu primeiro estágio pouco depois das 14 horas e a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra (umbra) após às 15:24h. No entanto, só a partir de 17:17h, ela aparece no céu e permite a observação.

LUA DE SANGUE

Logo que nascer, a lua já estará na região de Umbra e surgirá, portanto, com uma coloração avermelhada, o que lhe rende o nome de Lua de Sangue. Isso acontece porque, assim como no pôr do sol, quando a radiação do Sol atravessa a atmosfera terrestre, seu espectro ganha menos luz azul e mais vermelha. Espalhada na atmosfera, essa luz se lança na Lua, que a reflete.

O final do eclipse acontece às 20:28h. “O eclipse mais duradouro antes desse aconteceu em 2000, com uma hora e 46 minutos”, lembra Cleiton. Segundo ele, a longa duração do eclipse se deve ao fato de que a lua estará no ponto mais distante do centro da Terra (apogeu). É quando o satélite é chamado de “minilua”, pois aparenta estar menor no céu. Por isso, leva mais tempo para atravessar a sombra da Terra.

Outro astro que estará em posição privilegiada para observação no dia 27 é Marte, que estará também em conjunção com o nosso satélite natural Por estar mais próximo da Terra, o planeta vermelho será o segundo objeto mais brilhante durante a noite, perdendo apenas para a Lua.

Confira a data dos próximos eclipses totais da Lua:

21 de janeiro de 2019
16 de maio de 2022
8 de novembro de 2022
14 de março de 2025
07 de setembro de 2025
03 de março de 2026
31 de dezembro de 2028
SERVIÇO
Observação do Eclipse Total da Lua
Com equipe e equipamentos do Observatório da Sé e Espaço Ciência
Dia: 27 de julho
Horário: Das 15h às 20:30h
Local: Praia de Casa Caiada, em frente ao quartel do Exército, próximo ao Shopping Patteo de Olinda.

Colégio Militar do Recife abre inscrição para seleção 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *