Sesc realiza semana de cultura geek no Recife

Tempo de leitura: 4 minutos

Sesc realiza semana de cultura geek no Recife 2018.

Sesc realiza semana de cultura geek no Recife
Sesc realiza semana de cultura geek no Recife

O Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, retoma, na última semana de agosto, o projeto Sesc Geek, que tem como proposta apresentar ao público a cultura geek e suas vertentes, unindo teatro, literatura e jogos.O evento segue até 31 deste mês, a unidade vai realizar palestras e oficinas de arte, além de jogos e mesas de conversa. Toda a programação é de graça.

Na sua segunda edição, o evento terá um foco maior no universo das HQs e dos games. “Nossa ideia é atrair os jovens para o mundo da arte e da literatura, mostrando como a tecnologia utilizada por eles no dia a dia pode estar relacionada à produção cultural”, explica a bibliotecária do Sesc Santa Rita e responsável pelo projeto, Renata Ramos.

Na terça-feira (28), às 19h, será realizada a mesa “RPG e Literatura”, com Bruno Pessoa e Renan Queiroz, voltada para a discussão das ligações entre o RPG e a literatura e de que forma as narrativas desses jogos podem exercer alguma influência sobre as questões literárias. No dia seguinte, às 19h, ocorre a palestra “Adaptação da literatura para os quadrinhos”. A ação contará com os pesquisadores na área de Letras Alan Guimarães, Gabriel Gelpke e Jéssica Nascimento, que vão falar sobre como são feitas as adaptações de obras literárias para o formato dos gibis. No dia 30, também às 19h, Maria Oliveira, especialista em cultura geek, conduzirá mesa de conversa sobre o papel da mulher nos quadrinhos, discutindo como as personagens femininas são representadas nesse gênero literário.

Já no dia 31 de agosto, das 17h às 21h, o público poderá conhecer o trabalho de quadrinistas e ilustradores pernambucanos no Artist Alley, onde os artistas vão apresentar, comercializar e autografar as próprias ilustrações. E a partir das 18h, ocorrem duas ações simultâneas: a Noite de Jogos e o Território dos Heróis. A primeira será um local onde o público vai poder participar de jogos eletrônicos, como “Just Dance”, e de board games, como são conhecidos os jogos de tabuleiro, com a equipe do GamePit. Também será montado um estande de produtos geek e um espaço para grupos de cosplay e k-pop se apresentarem. Já o Território dos Heróis consistirá em um painel com exibição de curtas e mesa de debate sobre os super-heróis.

Oficinas – A iniciativa vai oferecer, ainda, três ações formativas ao longo da semana. A primeira é a oficina “Como ser um booktuber”, que será ministrada pelos youtubers especializados em vídeos sobre literatura Ana Lígia, do canal “Vagando entre Estantes”; Tailany Costa, do “Despindo Estórias”; e Weslley Oliveira, do “Estante do Wes”. Serão dois encontros: um na segunda-feira (27/8) e outro na terça, sempre das 9h às 12h. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 12 anos e se inscrever até o dia 27. A inscrição pode ser feita presencialmente na biblioteca do Sesc Santa Rita ou pelo e-mail bibliotecasantarita@sescpe.com.br.

Outra oficina é a de Teatro-Jogo, em que a pesquisadora Bruna Luiza Barros vai abordar métodos de ensino do teatro utilizando técnicas de RPG em sala de aula. A ação acontece nos dias 29 e 30, das 18h30 às 21h. Os interessados em participar devem fazer uma pré-inscrição enviando um e-mail para culturasantarita@sescpe.com.br e, depois, confirmar o cadastro no Ponto de Atendimento até o primeiro dia da oficina.

E no dia 30 de agosto, das 9h às 11h, a equipe da rede de Bibliotecas do Sesc no Grande Recife vai promover a oficina “Cubbecraft”. Durante o encontro, será ensinada a montagem de brinquedos tridimensionais de papel a partir de modelos impressos em 2D. Também haverá uma apresentação de cosplay com Mavi Domingues. Para participar, não é necessária fazer inscrição.

Serviço – Sesc Geek

Local: Sesc Santa Rita, Rua Cais de Santa Rita, 156, São José

Período: de 27 a 31 de agosto

Entrada gratuita

Informações: (81) 3224-7577

Programação

Palestras:

28/8, às 19h | RPG e literatura

29/8, às 19h | Adaptação da literatura para quadrinhos

30/8, às 19h | Papel da mulher nos quadrinhos

Oficinas:

27 e 28/8, das 9h às 12h | “Como ser um Booktuber”

*Inscrição: Ponto de Atendimento – pré-inscrição pelo e-mail bibliotecasantarita@sescpe.com.br (colocar no assunto pré-inscrição e o título da Oficina).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *