Recife inaugura decoração natalina 2018.

Tempo de leitura: 5 minutos

Veja programação do Natal do Recife 2018.

A Prefeitura do Recife preparou para o Natal 2018 uma decoração que tomará conta do Cais da Alfândega e da Avenida Rio Branco. Nas duas vias, as árvores ganharão refletores, além de cordões de luz conhecidos como snow led, que penderão das copas, dando um efeito de neve caindo. Além disso, os postes receberão elementos decorativos que penderão em direção ao solo, criando um efeito de meio arco, para emoldurar os festejos natalinos no Recife Antigo.A Rio Branco contará ainda com um palco, por onde passarão as mais tradicionais celebrações natalinas da cultura pernambucana, como reisados e pastoris.

No Cais da Alfândega, a grande atração será a árvore de natal com 14 metros de altura, base de madeira de reflorestamento e corpo de estruturas metálicas que formarão quatro faces triangulares, onde serão projetadas imagens que sintetizem e traduzam o espírito natalino, evocando alegria, solidariedade e beleza. A árvore ficará no final da via, perto da Ponte Giratória.

Na calçada que margeia o rio, uma das principais e mais belas paisagens da cidade, estruturas de ferro vazadas darão vida a um colorido e iluminado bosque de árvores de Natal, símbolo inequívoco do ciclo festivo que convida a renascer e florescer. Diante do Paço Alfândega, outro presépio, esculpido em barro, lembrará o nascimento de Cristo. Pelo quarto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho eCynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto.

A decoração será inaugurada no dia nesta sexta-feira 14 de dezembro, quando um palco será montado no Cais da Alfândega para receber a programação cultural da noite de estreia. As atrações confirmadas são o espetáculo Louvores in Concert, especial de fim de ano criado por Almir Rouche com as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança, sob a regência do maestro Crisóstomo Santos, e participação especial do Instituto Passo de Anjo. A noite encerra com a apresentação do Pastoril Giselly Andrade e do Balé Deveras.

Antes, um colorido cortejo formado por nove pastoris, de várias partes da cidade, duas bandas natalinas e um reisado circulará pelas ruas do Recife Antigo, convidando os recifenses para a festa com vista para o rio. Entre os pastoris que desfilarão sua tradição e sua fé na cultura nordestina, estarão o Pastoril Angel, de Brasília Teimosa; Lindas Ciganas, de Água Fria; Rosa Mística, dos Torrões; Campinas Alegres, do Ibura; Estrela de Belém, de Campo Grande; Sol Nascente e Vovó Alzira, de Beberibe; Vovó Bibia; e Aurora Boreal. Engrossará o cordão das tradições natalinas autenticamente nordestinas o Reisado Imperial, da Bomba do Hemetério. O cortejo será acompanhado pela Som Brasil Natalina Banda Show e pela Associação Musical 19 de Fevereiro.

Nos dias 15 e 16, as apresentações serão oferecidas no palco da Rio Branco. A programação do dia 15 começa às 19h com o Balé Popular do Recife e Pastoril Estrela Brilhante. Termina com a ironia e a alegria escancarada do Pastoril do Veio Mangaba, com a participação ilustre dos velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné, que reúnem o passado, o presente e o futuro da tradição do pastoril.

No dia 16, a festa começa bem cedo, com show de Adriana B, já às 10h. Às 17h, será a vez de Romero Ferro subir ao palco. Encerrando os três dias de programação natalina, mais cinco atrações se apresentam, a partir das 18h: Grupo Matéria Prima, do Conservatório Pernambucano de Música, Pastoril Jardim da Alegria, Grupo de Dança Valdeck Farias, Guerreiro do Sol Nascente e Cia Pé-Nambuco de Dança.

Natal para Sempre

Confirmando uma tradição de muitos anos, o Parque Santana vira cenário para um conto de fadas natalino nos próximos dias 23 e 25 de dezembro, às 19h. O Natal Para Sempre é um musical que conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, João Pé de Feijão, Lobo Mau e muitos outros personagens da carochinha, que ganham vida no Natal. Esta edição contará com a participação especial do ator mirim Igor Jansen, da novela As Aventuras de Poliana. O espetáculo é gratuito. Serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a instituições de caridade e também às comunidades do entorno do parque.

Baile do Menino Deus.

Celebrando este ano 15 natais no Marco Zero, o Baile de Menino Deus será encenado nos dias 23, 24 e 25, às 20h. Gratuita e a céu aberto, a grandiosa celebração à cultura popular nordestina, vista por mais de 70 mil pessoas a cada ano, conta a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de dois brincantes. Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o espetáculo trará cenários, músicas e coreografias inéditas nesta 15ª edição, além de novos intérpretes. O Baile do Menino Deus é uma realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, e a temporada 2018 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura, Rede/Grupo Itaú, Governo de Pernambuco, Aché Laboratórios, Tramontina, STN Nordeste, InBetta e Ferreira Costa, além da Prefeitura do Recife. A montagem conta com apoio da Rede Globo Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *