PE no Campus abertas inscrições em programa de bolsas para estudantes 2019.

Tempo de leitura: 4 minutos

Abertas inscrições 2019 para o PE no Campus.

O Programa PE no Campus da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco , abriu nesta terça-feira (15) as inscrições para a edição 2019 . Os interessados terão até o dia 23 de janeiro para efetuar o cadastro, realizado exclusivamente no site da Secretaria. O decreto que regulamenta o processo seletivo foi assinado pelo governador Paulo Câmara nesta segunda-feira no Palácio do Campo das Princesas em cerimônia que contou com autoridades estaduais e estudantes beneficiados na primeira edição do Programa. Confira aqui o edital.

O PE no Campus, que incentiva o ingresso de jovens de baixa renda às universidades públicas, atua em dois eixos: mobilização e preparação dos estudantes para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE); e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior da rede pública estadual ou federal localizadas em todo o território nacional. Os valores serão oferecidos da seguinte forma: uma bolsa no valor de até R$ 950 no primeiro ano e de R$ 400 no segundo ano do curso.

A quantia ajudará nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte. O objetivo é melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos do Ensino Médio Público pernambucano. Ao longo do ano, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado desenvolve uma série de atividades para contribuir com a preparação dos estudantes e para melhoria dos seus resultados nas provas.

“No Brasil, 18% dos estudantes que ingressam em universidades públicas deixam a instituição no primeiro ano, muitos deles por dificuldades financeiras. Bolsas como essas incentivam e apoiam os estudantes mais carentes e garantem novas oportunidades aos jovens. Se estamos trabalhando hoje no Estado de Pernambuco para ter a melhor educação pública do Brasil, precisamos permitir também que esses estudantes possam sonhar cada vez mais alto”, disse Fred Amancio na solenidade.

Nesta edição serão disponibilizadas mil bolsas, sendo 900 para estudantes que optarem por concorrer através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 100 bolsas para estudantes que optarem por concorrer através das notas obtidas nas três etapas de avaliação do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Para o governador Paulo Câmara, o PE no Campus se integra com uma série ações focadas na melhoria da educação do Estado. “O PE no Campus faz parte de uma estratégia de fortalecimento da educação pública de qualidade. Sabemos que muitos jovens passam no vestibular, mas não possuem condições de viver nas cidades para onde foram aprovados e os dois primeiros anos fora de casa são muito difíceis, tanto pela adaptação quanto pela pouca oferta de estágio. É preciso, então, manter o estudante motivado a aprender. Nós tínhamos em Pernambuco uma realidade onde apenas 40% dos estudantes da rede pública faziam o Enem ou o seriado da UPE e em um ano esse número já saltou para 70%”.

Karoline Guerra estudou na EREM Luiz Alves Da Silva e se inscreveu na edição do PE no Campus do ano passado e hoje realiza um sonho. Estudante do terceiro período do curso de Direito da UFPE, a universitária aconselha os jovens a não desistirem de seus sonhos: “Minha mãe é costureira e sem o PE no Campus eu não teria como estudar aqui. Mas quando o edital do programa saiu, eu tive a certeza que iria conseguir. Uma das coisas mais tristes é ver um colega sendo aprovado e não ter condição de bancar uma vida fora de sua cidade. Por isso eu digo a todos que não desistam, continuem estudando, porque vocês não estão sozinhos e irão concretizar seus sonhos”.

Inscrição – Para concorrer ao PE no Campus o candidato terá que ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos; ser atendido pelo Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a três salários mínimos; ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade e ter sido admitido em curso de graduação numa instituição de ensino por meio do Enem ou SSA realizado em 2018, com previsão de ingresso para 2019. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 22 de janeiro.

Histórico – No ano de 2018, quando foi implementado, o programa já apresentou um excelente resultado quando contribuiu para que o total de estudantes da Rede Pública Estadual inscritos para o ENEM saltasse de 40% para 70%. O PE no Campus é mais uma estratégia adotada pelo Governo de Pernambuco não apenas para melhorar os resultados da educação no Estado, mas também para que cada vez mais jovens da Rede Pública Estadual possam ingressar na universidade.

Portaria PE no Campos 2019

Edital PE no Campus 2019

Inscrição PE no Campus 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *