UFPE e UFRPE divulgaram vagas para o Sisu 2019.1

Tempo de leitura: 4 minutos

UFPE e UFRPE divulgam vagas do Sisu.
UFPE e UFRPE divulgam vagas do Sisu.

UFPE e UFRPE divulgaram vagas para o Sisu 2019.1.

A UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, publicou edital de matrícula dos candidatos a serem selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 para os cursos de graduação presenciais dos campi Recife, Caruaru e Vitória. As matrículas serão realizadas nos dias 31 de janeiro e 1º e 4 de fevereiro de 2019. O edital, publicado no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) no menu Sisu, traz regras mais específicas para comprovação de cotas de pessoas com deficiência (PCD) e cotas étnico-raciais (L2, L6, L10 e L14).

A principal mudança na comprovação da cota de PCD diz respeito à exigência de apresentação de exames específicos sobre a deficiência dos candidatos selecionados na chamada regular, além dos convocados da lista de espera, de modo a qualificar essas especificidades. A documentação, que será avaliada pela Comissão do Sisudef-UFPE, deverá ser entregue exclusivamente no Campus Recife, conforme cronograma especificado no edital de matrícula.

No caso das cotas étnico-raciais (L2, L6, L10 e L14), o candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) – tanto aquele selecionado na chamada regular quanto o convocado da lista de espera – passará pela Comissão de Validação da Autodeclaração, diante da qual preencherá e assinará a autodeclaração. A comissão será composta por três membros titulares e seus suplentes, entre os docentes, técnicos administrativos e alunos da UFPE, que deverão possuir vínculo com grupos de pesquisa, núcleos de estudo ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial. Em casos em que não existam indivíduos com vínculo, poderão ser aceitas pessoas que demonstrem proximidade. A comissão atenderá aos candidatos nos campi Recife, Caruaru e Vitória, nas datas e nos horários especificados no edital de matrícula.

PROCESSO PEDAGÓGICO – De acordo com o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes, as mudanças “aprimoram o entendimento destas cotas, tornando-as mais claras aos candidatos para que não haja distorções”. Além disso, ele afirma que se trata de um processo pedagógico, pois reflete um trabalho desenvolvido, ao longo de um ano, pela equipe técnica da Diretoria de Gestão Acadêmica da Proacad; do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe); do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes); e do Núcleo de Acessibilidade (Nace), vinculado ao Gabinete do Reitor. A Comissão de Ações Afirmativas da UFPE também atuou nesse processo.

O Sisu 2019 ficará disponível para inscrição dos estudantes de 22 a 25 de janeiro de 2019. Já as inscrições na lista de espera serão realizadas de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019. Os procedimentos devem ser feitos na página do Sisu.

A UFPE ofertará um total de 6.972 vagas no Sisu 2019, sendo 5.522 vagas no Campus Recife; 1.020 vagas no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru) e 430 vagas no Centro Acadêmico de Vitória (Campus Vitória).

Já a UFRPE, Universidade Federal Rural de Pwernambuco, oferta 45 cursos de graduação presencial no SISU 2019.1, num total de 3.980 vagas para o 1º e 2º semestres letivos através do SISU 2019.1. São 2.100 vagas no campus Dois Irmãos/Recife, 560 na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), 720 na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e 600 vagas na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA).

Para se inscrever e concorrer aos cursos, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas serão divulgadas no dia 18 de janeiro. Para concorrer, é necessário não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas.

No site do SiSU, já é possível encontrar as vagas disponíveis nos cursos das universidades. Para o SISU 2019.1, a UFRPE terá como novidade o curso de Engenharia Ambiental, que ofertará 80 vagas, sendo 40 na primeira entrada e 40 na segunda. Na segunda edição do SISU, no meio do ano, estão previstas 160 vagas para os quatro novos cursos de engenharia da Unidade Acadêmica de Belo Jardim, que inicia suas atividades em 2019.

A UFRPE possui atualmente 59 cursos de graduação presencial (50) e a distância (09), nas mais diversas áreas do conhecimento. Veja os cursos de graduação presencial neste link: http://www.ufrpe.br/br/graduacao.

Sisu : http://sisu.mec.gov.br./

Proacad UFPE – http://www.ufpe.br/proacad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *