Parlamento Jovem Brasileiro 2019 com inscrições abertas.

Tempo de leitura: 2 minutos

Parlamento Jovem Brasileiro 2019 com inscrições abertas.
Parlamento Jovem Brasileiro 2019 com inscrições abertas.

Parlamento Jovem Brasileiro 2019 com inscrições abertas.

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está com inscrições abertas a sua 16ª edição. O Parlamento Jovem é um programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Pernambuco, por exemplo, recebe quatro parlamentares jovens. Empossados como deputados, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

O objetivo do PJB é proporcionar aos estudantes de ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, a vivência do trabalho dos deputados federais na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de Leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

A novidade do PJB para 2019 é a inscrição online, que deverá ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição. Ao preencher a ficha, o estudante deverá anexar o projeto de lei de sua autoria (de tema livre e com impacto nacional) e a documentação requerida. Aqueles que desejarem, também poderão remeter suas inscrições pelos Correios para a Secretaria Estadual de Educação e Esporte, aos cuidados da Gerência de Programas e Projetos Especiais, na Avenida Afonso Olindense, 1513 Bloco D Várzea – Recife CEP 50810-000, mas para isso deverão baixar e imprimir os formulários através do link Correios.

Seminários – Para apresentar este e outros programas ligados ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) como Projeto Jovem Senador e Programas Jovens Embaixadores, a SEE, através da Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), irá realizar um seminário Informativo no próximo dia 10 de abril, às 14h, no auditório da Secretaria, no Bloco A. Para participar deste seminário é preciso se inscrever por meio deste formulário. Maiores informações no telefone (81) 3183-9302.

Conheça a Escola Virtual de Cidadania aqui.

Guia do Parlamento Jovem aqui.

Inscrições Parlamento Jovem aqui.

Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *