Programação festival de inverno de Garanhuns 2019.

Tempo de leitura: 7 minutos

FIG 2019 veja programação completa.
FIG 2019 veja programação completa.

Festival de Inverno de Garanhuns de 18 a 27 de julho .

A programação completa da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) . O evento, realizado entre os dias 18 e 27 de julho no Município de Garanhuns localizado a aproximadamente 200 Km do Recife.

MESTRE DOMINGUINHOS – Principal palco do FIG, vai receber as apresentações de Elba Ramalho (sexta, 19), Zélia Duncan (sábado, 21), Karina Buhr, Letrux, Céu (domingo, 22). Segunda, noite do brega com Kitara e Priscila Sena entre as principais atrações. A terça (23) tem show de Roberta Miranda. Otto e Lenine estão na quarta (24).

PALCO POP – O Pop é o lugar para se ficar antenado nas novidades da música contemporânea, sem esquecer de quem tem um trabalho consolidado. Exemplo do icônico Jards Macalé, que vem com banda nova lançando Trevas, após quase vinte anos canções inéditas. Cacá Machado é um violonista paulista (e pesquisador musical) que vem se destacando com seu repertório de sambas, choros e valsas, presentes no disco novo, Sibilina, que vem sendo festejado por onde é tocado. Do Recife (mas morando hoje em SP), Diomedes Chinaski mostra porque seu rap conquistou rapidamente o gosto de milhares de jovens pelo País. E assim segue o palco Pop, com Igor de Carvalho, Banda Eddie, Ave Sangria, Francisco El Hombre e tantos outros artistas. Se você gosta de conhecer as novidades da música, é pra lá que tem que ir.

FORRÓ – A cultura nordestina diz que festa boa só acaba com um bom rala bucho. O palco do forró celebra todos os anos, no FIG, essa nossa tradição. Tem ainda a missão de consagrar o gênero como uma música para todas as épocas do ano. Gennaro, Dudu do Acordeon, Josildo Sá, Bia Marinho, Quinteto Violado, entre outros, levam seus shows para lá, este ano.

INSTRUMENTAL – Considerado o polo mais charmoso do FIG, o palco localizado no Parque Ruber van der Linden recebe uma programação para quem curte música instrumental. Entre os dias 23 e 27 de julho, o público vai poder conferir apresentações dos músicos Henrique Annes (PE) e João Camarero (SP), uma apresentação especial com o Maestro Duda, além da banda Kalouv .

CATEDRAL – A Catedral de Santo Antônio segue como polo para apreciação de instrumentistas e cantores que chegam a Garanhuns com as programações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e o Festival Virtuosi, parceiros do FIG. Das atrações sob a curadoria do CPM, destacam-se Ayrton Montarroyos, João Bosco e um tributo ao cantor e compositor Luiz Vieira.

FORMAÇÃO – Voltadas para diversos públicos, as oficinas formativas do festival iniciam na segunda (22), indo até a sexta (26). Serão 13 cursos nas áreas de profissionalização (iluminação, sonorização, direção de palco e roadie, direção artística e cinema de animação), aperfeiçoamento (produção cultural e documentação) e sustentabilidade (aproveitamento de alimentos e dobraduras para ecogastonomia). As capacitações ocorrem na Casa dos Saberes, na unidade da Funase e na comunidade quilombola de Castainho.

SOM NA RURAL – Caminhando pelo Parque Euclides Dourado, você pode se deparar com um veículo do século passado, mas completamente adaptado aos novos tempo. O estilo colorido e mambembe do Som na Rural mistura gêneros que tem atraído cada vez mais público A programação por lá já abre na sexta-feira (19), a partir das 18h, e segue até o sábado (27). Entre as atrações confirmadas estão a banda punk Devotos e a cantora Sofia Freire.

CINEMA – A programação do Cine Eldorado volta este ano com sessões a partir da sexta-feira (19) e destaque para exibições diurnas voltada para infância e família. À noite, produções pernambucanas e nacionais para quem está em Garanhuns mas quer “fugir” da programação dos palcos.

PRAÇA DA PALAVRA – Este ano, a Praça da Palavra recebe o nome de Jomard Muniz de Brito, homenageado do espaço. Por lá, recitais, contações de histórias, debates, lançamentos de livros. Estandes de venda de livros e lounge de leitura para visitantes. No sábado, Jomard participa de uma mesa com Maria Alice Amorim (PE) e Sthephany Metódio (PE). Ainda neste dia o público confere o lançamento do Livro Planet Hemp, Mantenha o respeito, com Pedro de Luna (SP). No domingo, é a vez da poeta pernambucana do Slam das Minas, Bell Puã, lançar o livro Lutar é crime. E durante toda semana, muitos lançamentos importantes, debates e conversas imperdíveis.

ARTES CÊNICAS – Abrindo a programação do FIG 2019 no Teatro Luis Souto Dourado teremos o espetáculo O Som e A Sílaba, de Miguel Falabella. A peça foi escrita especialmente para artistas Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, que além de atrizes são cantoras com vivência no mundo lírico. No polo de circo, uma novidade que deve agradar é a duplicação das sessões durante os fins de semana. Ampliando a única sessão, que antes atraia diariamente duas mil pessoas, a organização pretende atender a demanda de quem não consegue espaço na lona.

PATRIMÔNIO – Três ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural compõem a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2019: Um encontro sobre a Salvaguarda dos Reisados de Pernambuco; A oficina Educação Patrimonial, voltada para elaboração de Inventários Participativos; e uma exposição sobre a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008-2019). A mostra apresentará um pouco deste evento criado em 2008 e que reúne mostras, oficinas, jogos, visitas, celebrações e ocupações de espaços públicos sobre a preservação do patrimônio. A exposição ficará à mostra na Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra), de 19 a 27 de julho. A visitação é de segunda à quinta-feira, das 14h às 20h; e sexta a domingo, das 10h às 20h.

GASTRONOMIA – A gastronomia do agreste pernambucano é destaque na programação do FIG e traz nesta 29ª edição, através da culinária, uma discussão sobre a sustentabilidade neste setor. São dezenas de atividades espalhadas por Garanhuns e no Quilombo Castainho, entre lançamento de livros, mesas e debates, e palestras sobre assuntos como reaproveitamento integral dos alimentos e soluções sustentáveis para merenda escolar.

FIGUINHO – A 29ª edição do FIG apresenta uma novidade voltada para o público infanto-juvenil em 2019: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades voltadas para a garotada. Em toda a programação do Festival haverá um selo do Figuinho indicando quais atrações são direcionadas para a criançada. Além do circo, do Outras Palavrinhas e das apresentações de teatro-infantil, haverá pela tarde uma programação inédita no Palco Pombo/Instrumental nos dois sábados (20 e 27 de julho) do Festival, com atrações musicais, apresentações de teatro e brincadeiras infantis.

ARTESANATO – A parceria com o Sebrae está garantindo mais uma edição do Armazém das Artes e Negócios. Este ano, serão 75 estandes ocupados pelos artesãos selecionados pelo Sebrae ou por meio de um edital convocatório promovido pela Secult/Fundarpe para ocupação de espaços ou convidados. Vários representantes de mamulengos, como a associação de Glória do Goitá, o Patrimônio Vivo Zé Lopes, pontos de cultura, além de diversos artesãos independente. O pavilhão funciona entre os dias 18 a 27 de julho, com horários estendidos nos fim de semana.

Programação completa FIG 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *