UFPE orienta estudantes para Sisu 2020.

Tempo de leitura: 2 minutos

UFPE orienta estudantes para Sisu 2020.
UFPE orienta estudantes para Sisu 2020.

UFPE orienta estudantes para Sisu 2020.

A UFPE , Universidade Federal de Pernambuco iniciará no próximo dia 21 (21.01.2019) o período de inscrição do Sisu 2020. A seleção é regulada pelo Edital 10/2019 quem contem as orientações necessárias para ingresso, em 2020, nos cursos de graduação, modalidade presencial dessa Instituição. No documento constam, entre outras, informações sobre o critério para acessar o Sisu – “o candidato deverá, obrigatoriamente, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019)”; e o período e forma de inscrição – “exclusivamente por meio do site no período de 21 de janeiro de 2020 até as 23 horas e 59 minutos do dia 24 de janeiro de 2020, observado o horário oficial de Brasília – DF”.

Além de ser adepta da Política de Ações Afirmativas (PAA), a UFPE adota o Argumento de Inclusão Regional, ambos instrumentos de correção das desigualdades sociais e raciais às quais alguns candidatos e candidatas foram submetidos ao longo da vida. Segundo o Edital, todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos dos três campi da UFPE – um dos requisitos para se beneficiar da PAA – que forem selecionados na chamada regular, assim como os convocados da Lista de Espera do Sisu 2020 e habilitados no Sistema, “deverão, obrigatoriamente, submeter-se à avaliação da Comissão de Heteroidentificação”. Importante ressaltar que, no momento da apresentação do candidato perante a Comissão, não será permitido o uso de adereços, óculos escuros, chapéus ou bonés e maquiagem.

A Comissão de Heteroidentificação da UFPE foi composta mediante uma seleção entre membro da comunidade universitária da UFPE, pessoas com experiência comprovada na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo ou, ainda, pessoas vinculadas a grupos de pesquisa, movimentos sociais negros, coletivos ou outras instâncias congêneres dedicadas às relações étnico-raciais. Todos os participantes da Comissão participaram da Oficina de Formação para atuação nas Comissões de Validação da Autodeclaração Racial e respondem pela ratificação da autodeclaração realizada por candidatos inscritos no sistema de cotas para pretos e pardos em processos seletivos, concursos públicos da UFPE e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em consonância com o parágrafo único, art. 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012, os cursos presenciais de Dança (Licenciatura), Música/Canto (Bacharelado), Música/Instrumento (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras (Licenciatura) terão processos seletivos próprios, a serem divulgados em tempo hábil pela UFPE. Ainda estão presentes no Edital informações relativas aos cursos e vagas oferecidas, classificação das notas, pessoas com deficiência, candidato autodeclarado indígena, candidato das cotas de rendas, lista de espera e cronograma da pré-matrícula e matrícula.

OBS: Inscrições Sisu UFPE 2020. https://sisu.ufpe.br/.

Fonte: UFPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *