Crato-CE oferece 54 vagas imediatas para guarda municipal em concurso público 2020.

Tempo de leitura: 10 minutos

Crato-CE oferece 54 vagas imediatas para guarda municipal em concurso público 2020.
Crato-CE oferece 54 vagas imediatas para guarda municipal em concurso público 2020.

Crato-CE oferece 54 vagas imediatas para guarda municipal em concurso público 2020.

A Prefeitura do Crato, Município localizado a aproximadamente 500 Km de Fortaleza, vizinha dos Municípios pernambucanos de Exu e Moreilândia está ofertando 54 vagas de Guarda Municipal em seu Concurso Público.

Além das 54 vagas imediatas o edital também prevê 162 oportunidades para cadastro de reserva. Os vencimentos para o cargo são de R$ 1.147,41.

Para Guarda Municipal o concurso será composto de duas etapas :

1ª composta de prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório;

2ª composta de teste de aptidão Física, teste de aptidão psicológica e curso de formação de caráter classificatório.

A inscrição deve ser feita mediante pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 até às 23h59 do dia 18 de dezembro de 2020, exclusivamente via internet, no site no endereço eletrônico http://cev.urca.br/cev/concursos/concurso-crato/.

A data da prova objetiva como as demais etapas serão divulgadas via de ordem de serviços.O prazo de validade do presente Concurso Público será de dois anos, contados da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS:(NÍVEL MÉDIO)
LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)
Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras.
Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase.
MATEMÁTICA E RACIOCINIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) – (alterado pelo aditivo nº 01/2020)
Raciocínio lógico: Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial ou proposicional.
Proposições simples e compostas. Tabelas verdade. Equivalências. Leis de De Morgan. Diagramas lógicos. Linguagem elementar dos conjuntos:
Subconjuntos, união, intersecção, diferença, complementar. Conjunto universo e conjunto vazio. Partes de um conjunto finito. Conjuntos numéricos e operações com números: Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações entre conjuntos dos números reais. Intervalos de números reais. Produto cartesiano e plano cartesiano. Potenciação e radiciação. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Grandeza diretamente e inversamente proporcionais. Porcentagem e juros simples. Funções: Definição de função. Operações com funções. Funções afins e quadráticas. Gráfico de uma função. Trigonometria no triângulo retângulo: Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo. Matrizes, determinantes e sistemas lineares: Definição de matrizes e determinantes. Operações e propriedades de matrizes e determinantes. Inversa de matrizes. Matriz associada a um sistema de equações lineares. Resolução e discussão de sistemas lineares via matrizes. Polinômios: Conceito e propriedades fundamentais. Operações, fatorações e produtos notáveis. Equações polinomiais e raízes. Combinatória: Problemas de contagem. Arranjos, permutações e combinações simples. Geometria
Analítica: Coordenadas cartesianas. Distância entre pontos. Equação da reta. Paralelismo e perpendicularismo de retas. Ângulo entre retas. Distância entre ponto e reta. Circunferência. Geometria plana: Teorema de Tales. Semelhança de triângulos. Quadriláteros Notáveis (paralelogramo, retângulo, quadrado e trapézio). Áreas de polígonos.
CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)
Arquitetura de computadores (Dispositivos de processamento, entrada, saída, armazenamento e comunicação); Sistema operacional Windows e Linux (Noções básicas, navegação, teclas de atalho, manipulação de arquivos e pastas); Noções básicas de internet (Navegação, pesquisa, correio eletrônico); Editor de Texto, Planilha Eletrônica e Apresentação dos pacotes MS Office, Google Docs e WPS (Funcionalidades básicas, teclas de atalhos e aplicação);
Fundamentos de sistemas de informação (Dados, informação, conhecimento, segurança da informação, tipos de sistemas de informação e suas respectivas características);
COMPETÊNCIA SOCIO-EMOCIONAL (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)
Competências socioemocionais e o desenvolvimento humano; Comunicação, interação e competências socioemocionais; Exercício profissional e o desenvolvimento de competências socioemocionais; Educação Integral: conceito, perspectiva humanística e ampliação do desenvolvimento humano; O modelo BIG FIVE e os cinco fatores de personalidade; Ética profissional e cidadania.
CONHECIMENTOS GERAIS (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) I. Estado e Sociedade: elementos do Estado, a organização dos três Poderes e finalidades constitucionais, o papel do Estado na sociedade, direitos e deveres do Cidadão, formação social do Estado brasileiro. II. Aspectos geográficos, econômicos e sociais do Estado brasileiro. III. Urbanização, pobreza e desigualdade social no Brasil. IV. Desenvolvimento científico e tecnológico no século XXI e seus impactos na educação e mercado de trabalho na contemporaneidade. V. Meios de comunicação no Brasil e cobertura de temas atuais. VI. Esporte, Cultura e Lazer. VII. Economia do Nordeste e Ceará. VIII. Região Metropolitana do Cariri e Geopark Araripe. IX. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e sociais do Município de Crato. X. Ética no Serviço

CARGO – GUARDA MUNICIPAL
CONSTITUIÇÃO FEDERAL: Título I, Título II, Art. 29 – 31, 144, 226 – 232 Link parapesquisa:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. CÓDIGO PENAL (art. 121 a 129; art. 146 a 150; art. 155 a 159 e art. 312 a327). https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/del2848.htm. CÓDIGO DE PROCESSO PENAL: Capítulo sobre Prisão em Flagrante (art. 301 a310). http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/Del3689Compilado.htm. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DOADOLESCENTE): Disposições Preliminares (art. 1º ao 6º); Da Prática de Ato Infracional (art. 103 ao 109); Do Conselho Tutelar (art. 131 ao 137) e Dos Crimes (art. 225 ao 244B). http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8069.htm. LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 (ESTATUTO DO IDOSO):
Disposições preliminares (art. 1º ao 7º) e Dos Crimes em Espécie (art. 95 a 108). http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2003/L10.741.htm. LEI Nº 10.826,
DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 (ESTATUTO DO DESARMAMENTO): Do Porte (art. 6º ao 11ª); Dos Crimes e das Penas (art.12 ao 21).
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.826.htm. LEI Nº 11.340 DE 07 DE AGOSTO DE 2006 (LEI “MARIA DA PENHA”): Art. 1º ao 7º.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. LEI Nº 13.869, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019 (LEI DE ABUSO DE
AUTORIDADE): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13869.htm#art44. LEI º 13.022, DE 08 DE AGOSTO DE 2014
(ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13022.htm. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DO CRATO – CEARÁ. (Art. 1º ao 4º – Título III, Capítulo I, Seção I e II, Capítulo III e IV e Título V.). LEI MUNICIPAL Nº 2.867/2013 (Estatuto da Guarda Municipal do Crato). LEI MUNICIPAL Nº 3.253/2017 – que cria a gratificação pela execução de trabalho relevante, técnico ou científico ,regulamentada pelo Decreto nº 2103001/2017.]

Edital concurso Crato 2020.

Questões para praticar

(URCA CEDRO/CE – 2014)1.De acordo com a Constituição Federal. quanto aos direitos e garantias fundamentais, considere os itens abaixo e
marque a alternativa CORRETA:
I. Homens e mulheres são iguais em direitos e
obrigações, nos termos da Constituição.
II. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de
fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
III. Ninguém será submetido a tortura nem a
tratamento desumano ou degradante.
IV. É livre a manifestação do pensamento, sendo
vedado o anonimato.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
a) I e II, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.

(CEDRO/CE – 2014)2. Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Sobre os direitos dos brasileiros e estrangeiros residentes no País, é correto afirmar:
a) A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.
b) O Estado não assegura a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
c) A expressão da atividade artística e científica é passível de censura.
d) Em caso de determinação judicial, uma casa pode ser violada sem o consentimento do morador em qualquer horário.

(UPENET Caruaru 2018). Sobre o Habeas Corpus – HC e os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal de
1988 – CF/88, analise as assertivas a seguir:
I. É possível a impetração de um HC de forma preventiva, ou seja, a violência ainda não se consumou; ela se encontra em fase de ameaça à liberdade de locomoção.
II. Não é possível a impetração de um HC para reprimir coação em liberdade de locomoção decorrente do abuso de poder.
III. É possível a impetração de um HC para reprimir coação em liberdade de locomoção decorrente de ilegalidade.
IV. São gratuitas as ações de HC apenas aos necessitados na forma da lei.
Estão CORRETAS
A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) III e IV, apenas. D) II e IV, apenas. E) I, II, III e IV

(UPENET Caruaru 2018)Observe os itens a seguir:
I. Inafiançável, insuscetível de graça ou anistia
II. Inafiançável e imprescritível
Conforme previsão na Constituição Federal de 1988 – CF/88, as referidas classificações correspondem, respectivamente, aos crimes(de)
A) I – tortura; II – racismo; II – ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado
Democrático; I – terrorismo.
B) I – racismo; II – tortura; II – terrorismo; I – ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o
Estado Democrático.
C) I – terrorismo; II – tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins; II – tortura; I – hediondos.
D) I – ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; II – racismo; II –
terrorismo; I – hediondos.
E) I – hediondos; II – ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; II –
tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins; I – terrorismo

(UPENET Caruaru 2018). Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 – CF/88, analise as
assertivas a seguir:
I. Os direitos e as garantias expressos na CF/88 não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
II. É imediata a aplicação das normas definidoras dos direitos e das garantias fundamentais.
III. É possível que os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos tenham equivalência às emendas constitucionais, conforme requisitos previstos na CF/88.
IV. A CF/88 veda a adesão do Brasil à jurisdição de Tribunal Penal Internacional. Estão CORRETAS:
A) I, II, III e IV. B) II, III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I e III, apenas

Gabarito :
1)D
2)A
3)B
4)A
5)C

Simulado de Direito Constitucional direitos fundamentais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *