Encceja ajusta cronograma para aplicação do Exame 2020 -2021.

Tempo de leitura: 1 minuto

  Encceja ajusta cronograma para aplicação do Exame 2020 -2021
Encceja ajusta cronograma para aplicação do Exame 2020 -2021

Encceja ajusta cronograma para aplicação do Exame 2020 -2021.

O Encceja 2020, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, teve seu exame marcado para o dia 29 de agosto de 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustou o cronograma devido ao atual cenário de pandemia, causado pela COVID-19. A nova data foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 9 de abril de 2021.

É importante ressaltar que a Autarquia não tem medido esforços para realizar a aplicação do Encceja 2020 aos mais de 1,6 milhão de participantes confirmados. Do ponto de vista técnico-pedagógico, adiar a data de aplicação do exame trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública.

Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do Encceja, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas.

Encceja – O exame é direcionado a jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação na idade apropriada e que buscam o diploma do ensino fundamental e médio. Para participar, é importante que o inscrito possua idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para a certificação do ensino fundamental, e de 18 anos, para a do ensino médio.

Embora o exame seja realizado pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

Confira a retificação do edital do Encceja 2020

Acesse o Sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *