Tempo de leitura: 2 minutos
Paulista recebe edição itinerante da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
A Cidade do Paulista vai receber a edição itinerante da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco no período entre 11 e 14 de novembro, no Paulista North Way Shopping – localizado no centro da cidade . O evento é hibrido e também poderá ser visto na forma remota. A iniciativa ocorre através de uma parceria entre a Bienal de Pernambuco e a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Educação do município. De quinta a sábado, o horário do evento será das 9h às 22h, e no domingo (14), das 12h às 21h. O acesso é gratuito.
]
Na programação, estão previstas uma série de atrações culturais. Haverá contação de histórias, leitura de literatura de cordel, lançamento de livros, palestras, exposição fotográfica e rodas de conversa. Além disso, serão realizadas apresentações dos grupos Projeto Quinta Cultural e Bloco Lírico Flabelo Encantado.
Tendo em vista a pandemia de Covid-19, a organização precisou realizar ajustes, promovendo o festival de maneira híbrida. Na forma presencial, os protocolos de prevenção ao vírus serão respeitados, com uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool 70%.
Além desse formato, a Bienal também disponibiliza uma plataforma online – e-Bienal (www.ebienal.com) -, ampliando o alcance dos participantes e do potencial público leitor. A modalidade virtual vai promover debates e oficinas de forma remota, reforçando o processo de inclusão digital que o momento exige.
XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
A XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco ocorreu de 1º a 12 de outubro, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco. É o maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do País. Através da Lei nº 14.536/2011, foi integrado oficialmente ao Calendário de Eventos do Estado. Agora, o festival realiza a edição itinerante.
A iniciativa tem grande importância no universo do livro, da leitura e da literatura, com atividades relacionadas à fruição do conhecimento, das artes e da cultura, proporcionando estímulo ao mercado editorial e à difusão da produção literária e, ainda, incentivando a formação de novos leitores.
Neste ano, estão sendo homenageados o educador Paulo Freire, no ano do centenário de seu nascimento, e a poetisa Cida Pedrosa, vencedora do prêmio Jabuti de Livro do Ano 2020.