Aeronáutica com 149 vagas para sargentos 2017.2

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Aeronáutica com vagas para sargentos a partir dos 17 anos de idade.

Aeronáutica com 149 para curso de formação de sargentos
Aeronáutica com 149 para curso de formação de sargentos

Atenção jovens, o Departamento de Ensino da Aeronáutica Brasileira publicou edital de concurso para o Curso de Formação de Sargentos (CFS 2017.2) para o segundo semestre de 2017.

Vagas

As 149 oportunidades estão distribuídas entre as especialidades de guarda e segurança (21) e controle de tráfego aéreo (128).

Para concorrer a uma das vagas do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica/2017.2 é preciso ter ensino médio completo e idade acima de 17 anos.

Áreas

Na área de guarda e segurança – não aeronavegantes, as 21 vagas estão destinadas a candidatos do sexo masculino. Já na área de controle de tráfego aéreo, candidatos de ambos os sexos preencherão 128 postos.

CFS

O CFS(Curso de Formação de Sargentos) terá duração aproximada de dois anos e será ministrado em regime de internato na cidade de Guaratinguetá/SP, localizada a cerca de 186 km da capital. Os Alunos do curso de formação de Sargentos da Aeronáutica terão instruções no Campo Geral, Militar e Técnico-Especializado.
O período de inscrições no concurso ficará será entre os dias 1º e 25 de agosto de 2016, nos sites da Aeronáutica www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br.
A taxa de participação é de R$ 60 e pode ser paga até 30 de agosto.

São isentos do pagamento da taxa de inscrição:

1.comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome (MDS) no REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA DE INSCRIÇÃO, disponível nas páginas eletrônicas do Exame, durante a inscrição; e

2.b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de Declaração de que atende à condição
estabelecida.

A Solicitação, via Internet, de isenção do pagamento da taxa de inscrição, para candidatos inscritos no Cadastro Único (Cad Único) para Programas Sociaisdo Governo Federal. (Pela Internet, o preenchimento do formulário de solicitação de isenção será possívela partir das 10h do primeiro dia, até as 15h do último dia – horário de Brasília/DF). No período entre 01/08/2016 a 25/08/2016.

Curso de Formação

DURAÇÃO: 02 ANOS / ESCOLARIDADE: TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO

O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Escolaridade: Ensino Médio.

Instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos alunos nos seus diferentes níveis, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações.

A instrução ministrada no Campo Militar visa, primordialmente, incorporar nos alunos uma mentalidade que os leve a aceitar, com determinação, os postulados básicos da vida militar, pautando, assim, os seus procedimentos e satisfazendo, ainda, a um interesse especial do Comando da Aeronáutica: que os alunos possuam um elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela Força Aérea.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado constitui-se na fase da formação do futuro Sargento em que ele é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica, para exercer as atribuições de sua especialidade.

Seleção

O processo de seleção envolverá 4 etapas. A primeira fase será composta de prova objetiva com questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, física e matemática, no dia 13 de novembro, com início às 9h40.
Entre os dias 14 de fevereiro e 8 de março, os aprovados na primeira fase passarão por inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica.
Quem continuar para a terceira etapa será submetido a teste de aptidão física entre os dias 8 e 10 de maio.