Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Corrida a vaga no ensino superior começa nesta segunda com o início das inscrições do Enem 2014.
Atenção feras começa nesta segunda 12 de maio de 2014 as inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio , Enem 2014.
Os candidatos as vagas em Universidades que adotam o exame como processo seletivo de ingresso, Vestibular, podem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) http://portal.inep.gov.br/ ou http://enem.inep.gov.br/. As inscrições seguem até o dia 23 de maio.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. A taxa de inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até 28 de maio de 2014.
Isenção: Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento.
O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
No site do Inep, é possível tirar dúvidas sobre o exame. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema que pemite a utilização do computador por pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva. Os candidatos também podem obter informações pelo telefone 0800-616161.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o Enem aumentou de 1,1 mil, no ano passado, para 1,6 mil.
Para os interessados nas vagas para 2015 da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE a novidade é que o Sisu passou a ser o único processo seletivo para ingresso de novos alunos na instituição. O vestibular elaborado pela Covest foi mantido apenas para o ingresso nos cursos de Engenharia -Vestibular de meio de ano- e para ingresso no curso de Música.