Concurso Público Unificado de Pernambuco

Concurso Público Unificado de Pernambuco : Comissão é Nomeada para 460 Vagas.

  • outubro 2, 2025
  • 5 min de leitura
Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU/PE): Comissão é Nomeada para 460 Vagas
Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU/PE): Comissão é Nomeada para 460 Vagas

Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU/PE): Comissão é Nomeada para 460 Vagas

Pernambuco deu um passo crucial para a realização de um novo concurso público. Na publicação do Sistema de Administração (SAD) da última sexta-feira, 26 de setembro de 2025, foi oficialmente instituída a Comissão Coordenadora do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU/PE), que visa preencher 460 vagas no Poder Executivo Estadual.

Esta é uma notícia aguardada por muitos candidatos que buscam estabilidade e uma carreira no serviço público. A medida atende a autorizações legais e deliberações da Câmara de Política de Pessoal, demonstrando a organização e transparência do processo.

Se você está se preparando para um concurso em Pernambuco, este é um sinal para intensificar os estudos. Continue lendo para entender todos os detalhes.

O Que é o Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU/PE)?

O CPU/PE é um certame unificado que reunirá a oferta de vagas para diversos cargos de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Ao todo, serão 460 (quatrocentas e sessenta) oportunidades.

A vantagem de um concurso unificado é a racionalização de recursos e a unificação de etapas, tornando o processo mais eficiente tanto para a administração pública quanto para os candidatos.

Comissão Coordenadora: Quem São os Responsáveis pelo Concurso?

Para garantir a smooth execution do CPU/PE, a Secretária de Administração instituiu uma Comissão Coordenadora. Este grupo será responsável por toda a normatização e acompanhamento da execução do concurso, desde a publicação do edital até a fase final de nomeação.

A comissão é formada por gestores governamentais e representantes de vários órgãos, assegurando uma visão abrangente e técnica. Sob a presidência de Luciana Oliveira Pires, Secretária Executiva de Gestão de Pessoas da SAD, a equipe conta com profissionais experientes.

Confira a lista completa dos membros designados:

  • LUCIANA OLIVEIRA PIRES (Presidente) – Gestora Governamental – Secretária Executiva de Gestão de Pessoas (SAD)
  • HELIANE LUCIA DE LIMA – Gestora Governamental – Gerente Geral de Planejamento e Desenvolvimento de Cargos e Carreiras (SAD)
  • JULIANA MARIA PIMENTEL RAULINO DE SOUZA – Gestora Governamental – Superintendente de Gestão e Planejamento da Força de Trabalho (SAD)
  • LEONARDO HENRIQUE FERNANDES BEZERRA – Gestor Governamental – Gerente de Concursos Públicos (SAD)
  • ALESSANDRA DE MELO RODRIGUES – Gestora Governamental – Superintendente de Gestão de Pessoas (SAD)
  • HUGO LEONARDO FERRAZ SANTIAGO – Gestor Governamental – Assessor Técnico (SCGE)
  • IVSON CORREIA DA SILVA – Gestor Governamental – Superintendente de Gestão de Pessoas (SEPLAG)
  • CARLOS PORTO DE BARROS FILHO – Gestor Governamental – Diretor Presidente da ARPE
  • KELLY AURÉLIA DA SILVA – Analista em Gestão Ambiental (CPRH)
  • MARIANA AGUIAR MATOS – Analista em Gestão Socioeducativa (FUNASE)
  • JOSÉ MONSUETO CRUZ – Diretor Administrativo e Financeiro do IPEM
  • JOSÉ CLAUDEMIR PACHECO JÚNIOR – Gerente de Relacionamento do Governo Digital da ATI
  • ALBERTO COSTA DOS SANTOS – Diretor de Apoio Jurídico-Previdenciário da FUNAPE

Qual o Próximo Passo? Quando Sai o Edital?

A instituição da Comissão Coordenadora é o primeiro passo administrativo fundamental. Com a equipe formalmente designada, espera-se que os trabalhos para a elaboração do edital do concurso público tenham início imediato.

Agora, a comissão trabalhará na minuta do edital, definindo os cargos, os requisitos, a distribuição de vagas, o conteúdo programático e as datas das provas.

Atenção, concurseiros! A publicação do edital é o marco oficial que dispara a contagem regressiva para as inscrições e provas. Embora a data ainda não tenha sido divulgada, a nomeação da comissão indica que o processo está avançando.

Fundamento Legal do CPU/PE

A criação do concurso e da comissão está amparada em uma base legal sólida, incluindo:

  • Lei Estadual nº 14.538/2011.
  • Decreto Estadual nº 55.110/2023.
  • Deliberações das Resoluções da Câmara de Política de Pessoa nº 008/2025 e nº 010/2025.

Fique Atento!

O caminho para a sua aprovação começa com a informação. Acompanhe os canais oficiais do Governo do Estado de Pernambuco e fique de olho no Diário Oficial do Estado para não perder a publicação do edital.

Saiba mais

Tem interesse acompanhar informações e dicas sobre este , outros assuntos, concursos públicos, seleções simplificadas e qualificação , siga-nos no Instagram @emanuelomena . Para receber nossas matérias diretamente no seu Telegram aceite nosso convite clicando no link https://t.me/+fHqADZiDyUNkN2U5 ou se preferir receba nossas informações pelo Whatsapp clique no Convite para grupo do WhatsApp. (Grupo com mensagens apenas do administrador).

About Author

Emanuel Omena

Emanuel Omenqa Professor de História. Radialista. Auditor Fiscal Municipal Paulista-PE. Gestor de Conteúdo Integracaope. Gestor de conteúdo Fideli-z.