Distribuição de camisinhas no Galo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Camisinhas serão distribuídas durante o Galo
Ao todo, 70 técnicos e voluntários estarão envolvidos na distribuição dos preservativos

O Programa Estadual de DST/Aids, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), arma ação durante o Galo da Madrugada, neste sábado (05/03), para distribuição de 100 mil preservativos e porta-camisinhas. Às 7h30, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda estará na concentração do bloco para fazer uma amostra da testagem rápida de HIV no trailer da SES, que estará no local. “Nosso objetivo é divulgar a testagem para o grande público, que pode procurar o serviço em todos os postos de saúde”, afirma o coordenador do Programa, François Figueirôa.

Ao todo, 70 técnicos e voluntários estarão envolvidos na distribuição dos preservativos. Eles também darão aos foliões leques da SES e folders e adesivos (praguinhas), encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS).

CARNAVAL – Para o período carnavalesco, o Programa de DST/Aids da SES disponibilizou 3 milhões de camisinhas para os 185 municípios pernambucanos, agremiações, instituições e empresas. Desse quantitativo, 1,4 milhão já estava programado para o mês e a outra metade é uma cota extra adquirida para reforçar a prevenção.

DIAGNÓSTICO – Além da aplicação dos testes em locais itinerantes e nos postos de saúde, François Figueirôa atenta para a disponibilidade dos testes rápidos de HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), geridos pelos municípios. Ao todo, são 24 centros, em cidades como Recife, Olinda, Garanhuns, Petrolina, Palmares e Ipojuca. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido podemos encaminhar o paciente para o serviço de referência mais adequado para o caso”, pontua Figueirôa.