Exército abre 1060 vagas em concurso para sargentos.

Tempo de leitura: 3 minutos

Exército abre mais de mil vagas para curso de formação de sargentos.
Exército abre mais de mil vagas para curso de formação de sargentos.

A EsSa, Escola de Sargentos das Armas, anunciou concurso público para Admissão e Matrícula nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) das áreas Geral/ Aviação, Música e Saúde em 2020 do Exército com 1.060 vagas.

Os interessados dentre outros requisitos devem ter concluído o Ensino Médio.Para os candidatos da área da saúde deve-se ter concluído o curso Técnico em Enfermagem até a data de sua nomeação. O técnico em enfermagem também deve ter registro em seu conselho profissional.

Para a área Geral/ Aviação a idade para o ingresso é no mínimo, 17 anos e no máximo 24 anos. Para as áreas Música e Saúde o candidato deve ter no mínimo 17 anos e no máximo 26 anos.A altura exigida é de no mínimo 1,60m se do sexo masculino, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado que revele a possibilidade do crescimento. Para as candidatas do sexo feminino é necessário ter altura mínima de 1,55m.

As inscrições a partir do dia 20 de fevereiro de 2019 até 20 de março de 2019, no site www.esa.eb.mil.br.O recolhimento da taxa de inscrição deve ser feito com a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 95,00.

O candidato hipossuficiente deverá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição por meio de requerimento conforme as especificações do edital, mediante serviço postal específico entre os dias 20 e 21 de fevereiro de 2019.

O processo seletivo se dá em duas fases compostas de várias etapas, sendo a primeira de Exame Intelectual com aferição de conhecimentos nas disciplinas de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês, Conhecimentos Específicos e de Português na data prevista de 4 de agosto de 2019. As demais etapas constituem de Valoração de Títulos, Exame de Habilitação Musical EHM, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física Preliminar EAFP.

A segunda fase é composta por Revisão Médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), Comprovação dos Requisitos Biográficos do candidato e Comprovação através da Heteroidentificação.

Há vagas para as seguintes área: Área Geral/ Aviação – Aviação-Manutenção e Aviação-Apoio, Infantaria: Cavalaria/ Artilharia/ Engenharia/ Comunicações/ Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto/ Material Bélico – Manutenção de Armamento/ Material Bélico – Mecânico Operador/ Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada/ Manutenção de Comunicações/ Topografia/ Intendência: 900 vagas para o sexo masculino e 100 para o sexo feminino; Área Música – Instrumentos Musicais – Naipes: Clarineta em MIB/ Clarineta em SIB (15), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (1), Flauta transversal em dó/ Flautim em dó (2), Oboé em dó/ Corne-Inglês (1), Saxhorne barítono em SIB/ Saxhorne baixo em SIB (7), Saxofone em MIB/ Saxofone em SIB (6), Tuba em MIB/ Tuba em SIB (4), Tímpanos/ Bombo/ Pratos/ Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB de vara/ Trombone Baixo em SIB de vara (8), Trompa em fá (2) e Trompete/ Cornetim/ Flueghorne (12).