Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Fliporto 2015 começa nesta quinta homenageando Fernando Pessoa.
Começa nesta quinta 12 de novembro de 2015 ,a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) o grande homenageado é o escritor Fernando Pessoa . A Fliporto 2015 será realizada entre 12 a 15 de novembro. O evento acontece no Colégio São Bento, no Sítio Histórico da cidade.
Nesta edição, a Fliporto conta com cinco polos distribuídos em 6 mil metros quadrados. As atividades serão distribuídas entre o Congresso Literário, a Fliporto Galera e Galerinha e a Feira do Livro. A Praça de Alimentação da festa é uma novidade: em um espaço de 500 m² serão montados oito food trucks, que também terão música ao vivo.
O Congresso Literário, que será realizado num auditório com capacidade para 240 pessoas, terá a palestra de abertura da feira, na noite da sexta-feira (13). A escritora Manuela Nogueira — que também é sobrinha de Fernando Pessoa — conversa com o ensaísta Arnaldo Saraiva sobre o poeta, a relação dele com a família e sua influência literária.
No sábado (14), começam os debates sobre memória e história, ambiguidades e identidades na literatura, os limites entre ficção e não-ficção e a relação cultural entre o Brasil e Portugal. No domingo (15), último dia da Fliporto, a tradução da poesia de Pessoa é tema de conversa entre Arnaldo Saraiva, Richard Zenith e Ioram Melcer — os dois últimos são responsáveis por versões das obras de Pessoa em inglês e hebraico, respectivamente.
Também no domingo (15) será lançada a novela gráfica ‘A vida oculta de Fernando Pessoa’, durante debate sobre seus heterônimos. A publicação é luso-brasileira, do escritor português André Morgado e do ilustrador brasileiro Alexandre Leoni, que participam do lançamento. No encerramento do festival, o professor Paquale Cipro Neto participa de conversa sobre a língua portuguesa.
O evento ainda conta com a Fliporto Galera e Galerinha também conta com oficinas, contação de histórias, lançamentos e bate-papos com escritores. Na sexta-feira (13), haverá uma oficina de criação literária para o público infantojuvenil, enquanto os pequenos poderão participar de contação de histórias africanas.
Também no evento poderá ser vista a exposição ‘Nós, os de Orpheu’, cedida pela Casa Fernando Pessoa e o Camões — Instituto de Cooperação e da Língua. A mostra tem fotos, correspondências e manuscritos da revista portuguesa Orpheu, que foi lançada há cem anos.
Os organizadores do evento investiram em acessibilidade disponibilizando estruturas adaptadas para que portadores de necessidades especiais também possam aproveitar a programação. Os polos do festival contam com rampas de acesso e locais reservados, além de disponibilizar programação em braile e libras.
Programação Completa Fliporto 2015.
Congresso Literário
Sexta-feira (13)
19h — Abertura: Manuela Nogueira conversa com Arnaldo Saraiva
Sábado (14)
15h — Passado: presente! Glórias e mazelas da memória e da história — Eric Nepomuceno e Luize Valente, com mediação de Mona Dorf.
17h — Mentiras sinceras, verdades fingidas: As vidas duplas (e múltiplas) do escritor — Sérgio Godinho e Ioram Melcer, com mediação de Norma Couri
18h30 — As máscaras e imposturas na realidade e na literatura — Javier Cercas conversa com Eric Nepomuceno
20h15 — Portugal e Brasil: o que nos une, o que nos afasta — Miguel Sousa Tavares e Mario Prata, com mediação de Norma Couri
Domingo (15)
15h — Fernando Pessoa traduzido, Fernando Pessoa tradutor — Richard Zenith e Arnaldo Saraiva conversam com Ioram Melcer
17h — Por que Pessoa nunca enjoa? A vida-obra de um gênio universal — Alfredo Antunes e Paulo José Miranda, com mediação de Mona Dorf
18h30 — A vida oculta de Fernando Pessoa — André Morgado e Alexandre Leoni, com mediação de Mona Dorf
20h15 — Encerramento — As nossas – e as outras – línguas portuguesas — Pasquale Cipro Neto conversa com Mona Dorf
Fliporto Galera
Sexta-feira (13)
10h às 11h – Aforismos e Aflorismos – Oficina de Criação Literária com Wilson Freire
11h – Bate-papo com o escritor e editor Rodrigo de Faria e Silva (SP)
14h – Bate-papo – Narrativas Assombrosas de uma Sexta-feira 13, com Gilberto Freyre Neto e Roberto Beltrão
Sábado (14)
10h às 12h – Vivência de Literatura Cartoneira com o Projeto Pé de Letra e Mariposa Cartoneira (PE)
14h – Jam Session – Microfone aberto pra Galera e apresentação de escolas convidadas
Maiores informações site:
Link site Fliporto 2015