Governo vai incentivar formação na área de exatas.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Governo vai  incentivar carreira em ciências exatas e biologia.

O governo federal  pretende lançar nesta semana um programa para incentivar estudantes do ensino médio de escolas públicas a seguirem carreira de professores e pesquisadores nas áreas de química, física, matemática e biologia. O Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas de R$ 150 aos alunos para incentivar a dedicação ao estudo das disciplinas. A iniciativa pretende distribuir inicialmente 30 mil bolsas e ampliar gradualmente até chegar ao quantitativo de 100 mil bolsas de estudo.

No programa os estudantes terão supervisão de um professor orientador que contará com o apoio de universidades. O professor também receberá bolsa, mas o valor não foi divulgado pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante.

Um dos objetivos do programa é que o incentivo possa reduzir gradualmente o déficit de professores nas áreas de química, física e matemática e biologia. Estima-se que atualmente chegue a 170 mil o déficit de docentes na rede pública nessas áreas.

De acordo com o ministro, os estudantes receberão uma bolsa de estímulo, a exemplo daquelas de iniciação científica. Enquanto participa do programa, terão uma jornada maior de trabalho em função das tarefas a fazer e o acompanhamento do professor orientador.

O Programa será criado por ato administrativo que deve ser publicado ainda esta semana e deverá conter todas as regras do programa.

O  programa elaborado pelo governo federal tem um forte impacto sobre os governos estaduais responsáveis pelo ensino médio e  principais empregadores dos profissionais destas áreas.

Fonte: Agencia Brasil.