Paulista ICMS sócioambiental

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

PAULISTA CONQUISTA ICMS SOCIAMBIENTAL COM O FIM DO LIXÃO DA MIRUEIRA

O município do Paulista recebeu o aval da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) para passar a receber o ICMS Socioambiental. A CPRH concedeu pontuação máxima, ou seja, 80 (oitenta) pontos, à atual gestão municipal no quesito destinação dos seus resíduos sólidos.

A conquista deve-se à decisão tomada pela prefeitura de desativar, em março do ano passado, o lixão da Mirueira e transferir todo o material para um aterro licenciado pela CPRH, em Candeias, no município do Jaboatão dos Guararapes.

A verba que será repassada, mensalmente, pelo Estado para Paulista, por meio do ICMS Socioambiental, vai ser empregada na realização de projetos de preservação da natureza.

Com relação ao antigo lixão da Mirueira, a administração pública municipal contratou uma empresa para elaborar um projeto de remediação do passivo ambiental. A idéia é recuperar a área de aproximadamente 60 hectares, que se encontra no coração da |Mata Atlântica.

Cerca de 300 toneladas de detritos sólidos eram lançadas diariamente na Mirueira. Por aproximadamente 20 anos o local serviu para esse fim. Além da poluição atmosférica, o armazenamento do lixo contaminava o lençol freático.

Fonte: Assessoria de Imprensa