Tempo de leitura: 2 minutos
Paulista-PE inicia vacinação para público maior de 8 anos sem comorbidades.
A Prefeitura da Cidade do Paulista inicia nesta terça-feira (25) a vacinação de crianças a partir de 8 anos sem comorbidades. A imunização ocorre sem agendamento, de segunda-feira (24) a sábado (29), das 9h às 16h.
O governo municipal disponibiliza três polos exclusivos para as crianças: a Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, o Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e o Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.
Para facilitar o registro da dose aplicada, é necessário portar CPF ou Cartão SUS e RG ou Registro de Nascimento, além do comprovante de residência. Devem ser apresentadas as documentações da criança e também do adulto.
A vacinação pediátrica é feita com o imunizante da Pfizer, em duas doses 0,2 ml, com intervalo de 8 semanas (56 dias). A partir desta quarta-feira (26), a vacina da CoronaVac também será utilizada, após autorização expedida pelo Governo do Estado de Pernambuco na segunda-feira (24).
A contraindicação vacinal existe apenas para quem possui reação alérgica grave (anafilaxia) a qualquer um dos componentes do imunizante. Até o momento, nenhuma criança apresentou quadro de reação adversa no município.
Comorbidades, doenças neurológicas crônicas e distúrbios do desenvolvimento neurológico
A imunização de crianças a partir de 5 anos com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo, continua liberada. As crianças a partir de 5 anos com comorbidades também podem se vacinar.
As comorbidades que possuem prioridade na vacinação infantil são aquelas elencadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO): diabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, doenças cardiovasculares, obesidade grave, doença renal, cirrose hepática e imunossuprimidos.
O grupo com comorbidade precisa apresentar laudo médico, além da documentação pessoal. Os pais ou responsáveis também devem apresentar laudo médico para a vacinação de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico.
Orientação aos pais ou responsáveis
Por precaução, o imunizante contra a Covid-19 não deve ser administrado simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.
No momento da aplicação, os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando concordância. Em caso de ausência dos pais ou responsáveis, será exigida autorização através de um termo de assentimento por escrito. A vacina salva vidas!
Confira os polos de vacinação para as crianças:
De segunda-feira (24) a sábado (28) – 9h às 16h
- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.
- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.
- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.
Fonte: Prefeitura do Paulista