Prefeitura de Recife abre vagas para educação profissional

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Educação, Esporte e Lazer

PCR ABRE 12 MIL VAGAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
15:14 Sexta-feira, 2 de Julho de 2010

As inscrições encerram na terça-feira (06)

Por Otávio Dias

A Prefeitura do Recife inicia, nesta segunda-feira (05), em 17 unidades de sua rede de ensino profissionalizante, o processo de seleção para o preenchimento de 12 mil vagas de formação profissional. Por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, estão sendo oferecidos 48 cursos básicos gratuitos nas áreas de artesanato, escritório, educação e saúde, artes, higiene e beleza, industrial, construção civil, vestuário, alimentação, turismo, idiomas e esporte e lazer. As inscrições, que terminam na terça-feira (06), podem ser feitas nas próprias escolas, entre 8h e meio-dia e das 14h às 20h (ver lista abaixo). A principal novidade neste segundo semestre é a criação do curso de Esporte e Lazer, em parceria com o Geraldão.

Nos cursos, poderá se inscrever qualquer pessoa, a partir dos 14 anos (dependendo do curso), desde que resida nos limites físicos da Cidade e nas comunidades próximas às unidades de ensino. No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido).

Todos os cursos oferecidos têm duração de três a seis meses, com 250 e 450 horas/aula, respectivamente. A única exceção é o curso de Auxiliar de Serviços Gerais da Associação Pestalozzi, na Iputinga, com 700 h/a. A unidade, que funciona anexa à Escola Municipal Casarão do Barbalho, atende exclusivamente a portadores de deficiência intelectual. As famílias interessadas devem entrar em contato direto com a escola pelo telefone (81) 3453-5979.

Como o número de inscritos sempre supera o de vagas ofertadas, está previsto um sorteio, no dia 9 de julho, nas 17 unidades profissionalizantes envolvidas. As listagens com o resultado serão divulgadas no dia 13, também na sede das escolas. Já a efetivação das matrículas acontece nos dias 14 e 15, com as aulas começando no dia 26 de julho. Cada candidato deverá optar por um único curso, não podendo se inscrever em mais de uma escola.

O curso de Esporte e Lazer vai preparar os alunos, na faixa etária dos 18 aos 29 anos, nas ocupações recreação, animação de eventos e agente comunitário de esporte e lazer. Terão prioridade durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino entre 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série), Educação de Jovens e Adultos e as pessoas inscritas nos programas sociais mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife, como Projovem, Coordenadoria da Mulher, Bolsa Escola e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria até o dia da matrícula.

Para quem tem 14 anos ou mais, são oferecidos cursos nas áreas de artesanato, artes e idiomas; a partir dos 16 anos, nas áreas de alimentação, higiene e beleza (Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado); escritório; industrial (exceto Caldeiraria); turismo; vestuário; educação e saúde (Recepcionista).

A partir dos 18 anos, o candidato poderá disputar uma vaga nas áreas de saúde (Cuidador de Idoso); higiene e beleza (Estética Facial e Estética Corporal); industrial (Caldeiraria) e alimentação (Garçom e Garçonete). No caso do novo curso de esporte e lazer, o limite máximo é de 29 anos. Os cursos funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã (7h30 às 12h), tarde (13h30 às 18h) e noite (18h40 às 22h).

De acordo com o gerente de Educação Profissionalizante da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Antônio Tadeu de Oliveira, a Prefeitura também prioriza, nas 17 escolas, a matrícula de concluintes dos cursos que desejem ampliar os conhecimentos adquiridos numa mesma área. “Quem concluiu o curso de Manicure, por exemplo, terá prioridade para fazer o de Cabeleireiro. O mesmo acontece com quem terminou Culinária e quer fazer Confeitaria ou Doces e Salgados”, explicou. O objetivo é formar um profissional mais qualificado, com mais chances de ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio.

CONFIRA A LISTA DAS ESCOLAS