Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Foi restabelecido pela Compesa o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água de mais três cidades: Limoeiro, Cupira e Camocim de São Félix, todas localizadas no Agreste. A companhia já contabiliza a regularização dos sistemas de 24 cidades, todas afetadas pelas chuvas intensas verificadas em várias regiões do Estado.
Em seis municípios, os sistemas estão funcionando parcialmente, entre 30 e 50% de sua capacidade. Em Apenas um, Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, ainda está sem abastecimento.
Na Mata Norte, técnicos continuam trabalhando para retomar a distribuição de água em quatro cidades. Em Aliança, prosseguem as manutenções no sistema de abastecimento do município, que permanece operando com 80% de sua capacidade. Os testes serão iniciados amanhã, quando também terá início o processo de regularização da distribuição de água. A situação permanece a mesma em Lagoa do Carro, onde a Compesa prossegue com as manutenções das bombas, que foram retiradas da água após o nível do rio baixar. Os testes do sistema também serão iniciados amanhã.
Em Nazaré da Mata, técnicos continuam trabalhando em uma das estações elevatórias que havia sido inundada . A outra estação já voltou a operar desde o final de semana, regularizando o abastecimento para 50% da cidade. Em Vicência, a Compesa ainda está com dificuldades para agilizar o trabalho de manutenção em uma das elevatórias inundadas. Como o acesso ao local por veículo é difícil, técnicos da companhia estão transportando manualmente os equipamentos e as bombas da unidade. Como apenas uma estação elevatória está funcionando, somente 30% da cidade está sendo abastecida.
Na Zona da Mata Sul, a cidade de Vitória de Santo Antão ainda está sendo parcialmente abastecida (cerca de 60% do município). A companhia aguarda a chegada de materiais para dar início à construção de uma nova travessia aérea sobre o Rio Tapacurá. Em Primavera, uma equipe da Compesa já conseguiu chegar ao local onde serão feitas intervenções para restabelecer por completo o abastecimento da cidade. Amanhã, técnicos farão a substituição da adutora que foi danificada pelas chuvas. Atualmente, 50% da cidade está sendo abastecida.
Já em Barreiros, a Compesa conseguiu concluir a segunda travessia aérea de um total de três que haviam sido danificadas pelas chuvas. Amanhã, será iniciada a construção da última travessia sobre o Rio Una. Atualmente, 80% da cidade está sendo abastecida.
Na região do Agreste, a Compesa ainda não conseguiu iniciar os reparos em uma adutora que foi danificada em Bom Jardim, já que a ponte que dá acesso ao local permanece interditada pela prefeitura. Por isso, o sistema de abastecimento da cidade continua funcionando com 50% de sua capacidade. Técnicos estão tentando uma solução alternativa para viabilizar a retomada da operação desta adutora.