Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Câmara reabre trabalhos e empossa novos vereadores
O novo período legislativo da Câmara Municipal do Recife foi instalado na manhã desta terça-feira, 1º, na Casa de José Mariano. Plenário e galerias estavam lotados para acompanhar a primeira reunião do ano, onde também foi realizada a posse de novos vereadores, que ocuparão uma cadeira na Câmara pelos próximos dois anos. Entre os presentes, o prefeito João da Costa, o presidente da Câmara do Recife, Jurandir Liberal (PT), o primeiro secretário da Casa, Augusto Carreras (PV), o deputado estadual, Ricardo Costa e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira.
Foi o primeiro secretário quem leu os documentos de renúncia dos vereadores Daniel Coelho (PV), Francismar Pontes (PDT), Gustavo Negromonte (PMDB) e Luciano Siqueira (PCdoB), que deixaram suas vagas para os vereadores Maré Malta (PPS), Rogério de Lucca (PSL), Liberato Costa Júnior (PMDB) e Almir Fernando (PCdoB), respectivamente. No início do ano o ex-vereador Roberto Teixeira antecipou sua renúncia e o vereador Sérgio Magalhães (PTC) foi empossado no dia 3 de janeiro. Ele juntou-se aos colegas no juramento feito em plenário por Maré Malta, em nome dos novos parlamentares.
Em seguida, o presidente Jurandir Liberal iniciou seu pronunciamento dando boas vindas ao prefeito João da Costa – recém recuperado de uma cirurgia – e aos vereadores empossados, em especial ao decano Liberato Costa Júnior, “que fez falta com suas intervenções e, com certeza, vai nos ajudar muito com sua inteligência e experiência”.
Jurandir se diz orgulhoso em ocupar a presidência num momento de maturidade do Legislativo Municipal, quando a Mesa Diretora é composta por todas as forças políticas da Câmara. Ele quer manter viva a tradição de lutas pela liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos, presente desde a fundação da Casa, há 301 anos. “É por valorizar esta história que iremos trabalhar para que a democracia esteja presente em todos os atos do Legislativo, abrindo canais plurais de diálogo, com respeito às diferenças ideológicas das forças políticas e partidárias”.
Uma gestão ágil e transparente, a manutenção da autonomia da Casa e o reconhecimento público de seu papel são outros compromissos reforçados por Jurandir Liberal enquanto presidente da Câmara. Ele também falou dos desafios para 2011, a exemplo dos projetos de mobilidade urbana e de acessibilidade. E, para garantir o sucesso destes debates, pretende estabelecer um diálogo positivo com a bancada de oposição, o Poder Executivo e a população. “Quero contar com o empenho de todos os servidores desta Casa para receber a população e prestar um serviço cada vez melhor. E espero, junto com os vereadores e vereadoras, continuar trabalhando para que tenhamos uma gestão em sintonia com as necessidades e os desejos dos recifenses”.