PROCON-RECIFE ORIENTA SOBRE TROCA DE CÉDULAS MANCHADAS

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Consumidor tem direito de trocar dinheiro invalidado pelo Banco Central, basta registrar a ocorrência solicitando o reparo do dano.

De acordo com determinação do Banco Central do Brasil, as notas danificadas (manchadas de tinta vermelha) durante os assaltos aos caixas rápidos, ocorridos em todo o país, não tem mais valor e não podem ser repassadas. A partir daí, surgiu um problema aos consumidores, que ao realizarem saques nos terminais eletrônicos da cidade, estão recebendo o dinheiro sem valor. Mas o problema tem solução e os consumidores devem buscar o reparo do dano para não ficarem no prejuízo.

De acordo com a diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, na hora do saque, os consumidores devem verificar as notas e constatando o problema, devem imediatamente emitir o extrato da operação. Em seguida devem dirigir-se à gerencia do banco e solicitarem a troca. Para garantir o ressarcimento, o cliente deve fazer uma declaração por escrito da ocorrência e protocolar o registro da solicitação de troca do dinheiro, tendo o cuidado de guardar cópia da queixa e a cédula inválida.

Nos finais de semana, o registro pode ser feito pelos telefones de atendimento aos clientes das instituições financeiras dos correntistas. Neste caso, tendo o cuidado de anotar o protocolo de atendimento do registro. Para maior segurança, o registro também deve ser feito pelo site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br) – link: delegacia pela internet e emitir o boletim de ocorrência; na Delegacia de Proteção ao Consumidor, ou ainda, na Ouvidoria do Banco Central (www.bcb.gov. br) – telefone 0800-979-2345 , das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Caso não tenha êxito na reparação do dano, dirigir-se ao Procon-Recife, na rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos telefones 3355.3282 ou 0800.281.1311.

Serviço:
Procon-Recife
Rrua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h,
Telefones 3355.3282 ou 0800.281.1311.

Delegacia de Proteção ao Consumidor, Av. Conde da Boa Vista, 1410, sala 10, telefone – 3222.0474/3222.7018

Banco Central em Recife – Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro
Ouvidoria do Banco Central (www.bcb.gov. br) – telefone 0800-979-2345 , das 8h às 20h, de segunda a sexta.
Fonte: Site PCR

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