Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A Rede Municipal de Ensino do Recife conta, a partir desta quarta-feira (14), com 550 professores concursados. Durante ato realizado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito (9º andar do edifício-sede), João da Costa anunciou a convocação imediata dos profissionais aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura do Recife, em 2007. A cerimônia contou com a presença do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fernando Nunes, e educadores das escolas municipais da cidade. Os professores vão atuar, prioritariamente, nas unidades educacionais de ensino fundamental I (1º e 2º ciclos) contemplando também, em seguida, educação infantil (zero a cinco anos).
No evento, o prefeito João da Costa ressaltou a função primordial dos profissionais de educação sendo um instrumento importante na formação do futuro das crianças e adolescentes do país. “O papel do educador assume uma relevância ainda maior diante das dificuldades existentes no Recife. Para nós, o projeto da cidade que queremos construir, como prestadora de serviços, moderna e com diminuição das diferenças sociais, passa, necessariamente, pelo acesso à educação e informação”, disse o gestor. Segundo João da Costa, a gestão tem um compromisso de investir na qualificação e valorização dos professores e na melhoria das estruturas físicas das escolas. “Na véspera do Dia dos Professores queremos dar esse presente com a nomeação desses profissionais, sendo também uma homenagem a essa categoria”.
A convocação dos 550 professores tem o objetivo de preencher as vagas ocupadas hoje por estagiários docentes como forma de melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem e valorização profissional. Para o secretário Cláudio Duarte, o ato simbólico desta tarde faz parte de um conjunto de ações promovidas pela gestão municipal desde o início do ano no sentido de, cada vez mais, melhorar a educação dos estudantes. “Agradeço ao prefeito e aos demais secretários municipais por continuar a valorizar a educação do Recife. Com essa convocação, serão substituídos 40% de todos os estagiários de educação infantil, que era uma das reivindicações da classe”, informou o secretário.
A decisão de chamar novos educadores concursados faz parte das ações do “Pacto pela Educação”, documento assinado pela Prefeitura e pelo Sindicato dos Professores (Simpere) no início do 2ª semestre. Serão convocados os professores classificados entre os números 176 e 725 da listagem de aprovação. Os próximos passos legais após a convocação, serão a nomeação, posse e lotação nas unidades de ensino. Para o ato de nomeação, os novos profissionais serão convocados por telegrama.
A expectativa é concluir todo o processo até o final do ano. Estão vinculados hoje à educação municipal aproximadamente 5 mil professores. A rede municipal de ensino conta hoje com cerca de 120 mil estudantes distribuídos em 223 escolas, 17 unidades profissionalizantes e 64 creches, além da rede conveniada.
Preparação – Os novos educadores, após serem nomeados, irão passar por um curso introdutório, que será realizado no Centro de Treinamento Paulo Freire, no bairro da Torre. O espaço, que está em fase final de reforma, será utilizado para a capacitação e qualificação dos docentes da rede municipal. O local é dotado de salas, auditório, sala de reuniões, e de multimeios. Os trabalhos de recuperação do centro iniciaram em novembro do ano passado.
Também participaram do ato de convocação, o secretário Amir Schvartz (Planejamento), o chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente; o presidente da Emlurb, Carlos Muniz; o assessor executivo de educação, Flávio Brayner, e o coordenador de Programas Estratégicos do Gabinete do Prefeito, Milton Botler.