Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Evento marcará o lançamento de um catálogo sobre turismo rural em Pernambuco.
O Município de Gravatá , a 80 Km do Recife ,sediará de 25 de maio a 3 de junho a 6ª edição da Festa do Cavalo . Entre outros objetivos a festividade visa contribuir para o desenvolvimento das atividades turísticas na região que é referência na criação e comercialização de aquinos de raça no país.
O evento reunirá proprietários de animais, produtores envolvidos nos segmentos rurais, bem como empresários de hotelaria, turistas e moradores da região. A programação será composta por palestras, exposição de animais, provas hípicas, leilões, dentre outras ações.
A festa marcará ainda o lançamento do catálogo Turismo Rural em Pernambuco – Rural Tourism in the State of Pernambuco. Esta modalidade de turismo visa permitir um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais por meio de atendimento em ambientes rurais e familiares. O material, editado em português e inglês, é uma compilação de diversas atrações localizadas no Agreste, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul. O catálogo apresenta ainda o mapa da cachaça pernambucana, aborda a história do açúcar no estado e faz uma relação entre o turismo rural e a Copa do Mundo de 2014.
Abordando temas como Manejo nutricional de equinos em pastagens, Importância da gastronomia no contexto turístico e Aplicação da doma racional em equinos, as capacitações promovidas durante o evento têm como objetivo garantir a qualidade nos serviços de toda a cadeia produtiva. Buscam ainda preparar o setor para receber turistas ao longo do ano, e não apenas no período de realização do evento. Nesse sentido, o Sebrae em Pernambuco atua como parceiro do evento oferecendo cursos orientados e consultorias a empreendedores do setor e apoiantdo atendimentos técnicos.
Em sua sexta edição, a Festa do Cavalo pretende aumentar a oferta de produtos turísticos na região; contribuir para o desenvolvimento das atividades equestres de alta qualidade; fomentar a comercialização de produtos derivados da atividade agrícola; ampliar as oportunidades de negócio da região; aumentar o comércio local de equinos; e estimular a troca de informações e experiências entre os setores produtivos.
A iniciativa contribui ainda para movimentar o trade turístico da região, tendo em vista que os dados da Secretaria de Turismo de Gravatá, apontam que a festa é responsável por lotar a rede hoteleira do município e melhorar sensivelmente a movimentação em restaurantes e no comércio local.
A 6ª Festa do Cavalo é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com o Sebrae em Pernambuco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE) e o governo do estado.
Serviço:
6ª Festa do Cavalo de Gravatá
De 25 de maio a 3 de junho
Haras Dr. Luiz Ignácio – BR 232, Km 84,5 – Gravatá
Estudantes pagam R$ 50,00; Profissionais, R$ 100,00
Programação disponível pelo site:www.festadocavalo.com
Fonte :Agência Sebrae de Notícias Pernambuco