Grande Recife orienta usuários para uso de aplicativo de horário dos ônibus.

Tempo de leitura: 3 minutos

Grande Recife orienta sobre uso de APP que acompanha ônibus.

Grande Recife incentiva uso de App
Grande Recife incentiva uso de app

Está disponível para a população, em caráter experimental, o aplicativo de transportes Grande Recife. Com ele, o usuário poderá conferir as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades. Nesta primeira fase, o sistema identificará os veículos dos dois Corredores de BRT e toda a frota da empresa Globo. Passageiros poderão enviar sugestões de melhorias no app.

O aplicativo é uma ferramenta do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) que vem sendo implantado pelo Consórcio como forma de acompanhar de perto o trabalho das empresas operadoras do transporte público na Região Metropolitana. Para ter acesso ao programa, o usuário deve acessar a Play Store do seu celular com sistema Android e procurar pelo Grande Recife. Depois, é só baixar e instalar. Em até três semanas, o programa também estará disponível para IPhone através da Apple Store.

Ao abrir o aplicativo Grande Recife, o usuário identifica um mapa das imediações onde se encontra e já consegue visualizar as primeiras paradas de ônibus. Na parte inferior da tela, o botão Como Chegar. Clicando nele, é possível inserir os endereços de origem e o de destino. Então, o sistema indica as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.

No canto superior esquerdo, há um menu que, além da opção Como Chegar, apresenta ainda os links Paradas, que identifica todos os pontos de ônibus da rua, informa as linhas que param nestes locais e horários oficiais de chegada dos veículos; Terminais, com todos os terminais integrados e de bairro da RMR; e Linhas, apresentando o itinerário, paradas e horários das linhas de ônibus.

No mesmo menu, o usuário pode ter informações gerais sobre as Empresas; saber o valor de cada uma das Tarifas praticadas nos transportes coletivos; pode sugerir novas linhas, itinerários ou relatar situações como queima de parada na Ouvidoria.

Como está em fase de testes, o app Grande Recife vai operar inicialmente com todas as linhas de BRT do Corredor Norte/Sul, são oito que ligam o município de Igarassu ao Centro do Recife; Corredor Leste/Oeste, são seis que ligam a cidade de Camaragibe ao Centro do Recife e todas as 20 da empresa Globo que operam na Zona Norte da capital. Com isso, mais de 270 ônibus serão acompanhados e 2.200 viagens monitoradas diariamente.

SIMOP – o objetivo do Sistema é planejar, monitorar, otimizar, regular e fiscalizar as 25 mil viagens que são realizadas por dia no Recife e Região Metropolitana. A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as linhas que circulam pela RMR sejam acompanhadas pelo aplicativo.

Confira, abaixo, quais são as linhas acompanhadas pelo aplicativo neste momento

Linhas do Corredor Norte/Sul:

1900 – TI PE-15 (PCR)

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)

1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)

1976 – TI Pelópidas (PCR)

1970 – TI Pelópidas/TI PE-15

1946 – TI Igarassu (PCR)

1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)

1962 – TI Abreu e Lima (PCR)

Linhas do Corredor Leste/Oeste:

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

2480 – TI Camaragibe/Derby

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)

2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)

Linhas de empresa Globo:

411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)

510 – Nova Descoberta/Derby

513 – Córrego da Areia

514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)

515 – Nova Descoberta (Bacurau)

517 – Córrego do Inácio

611 – Alto José do Pinho

612 – Morro da Conceição

613 – Morro da Conceição (Bacurau)

622 – Vasco da Gama (Cabugá)

623 – Vasco da Gama (João de Barros)

640 – Guabiraba/Derby

641 – TI Macaxeira/Encruzilhada

642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)

643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

644 – Largo do Maracanã

645 – TI Macaxeira (Av. Norte)

680 – Vasco da Gama/Afogados

710 – Beberibe/Derby

914 – PE-15/Afogados

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.