Ifal Arapiraca abre inscreve em 80 vagas para cursos técnicos 2021.2.

Tempo de leitura: 4 minutos

 Ifal Arapiraca abre inscreve em 80 vagas para cursos técnicos.
Ifal Arapiraca abre inscreve em 80 vagas para cursos técnicos.

Ifal Arapiraca abre inscreve em 80 vagas para cursos técnicos 2021.2

O IFAL ,Instituto Federal de Alagoas , publicou o edital 31/2021 para o Exame de Seleção 2021.2 do Campus Arapiraca. São ofertadas 80 vagas para quem tiver concluído o ensino médio ou equivalente até a matrícula, que deve ocorrer após o dia 17 de setembro.

As vagas são para os cursos técnicos noturnos de Eletroeletrônica e Logística. As inscrições são gratuitas e o processo é feito totalmente de forma on-line.

Edital 31/2021 – Seleção para os cursos técnicos subsequentes do Ifal, Campus Arapiraca

Inscrição
Para se inscrever é preciso acessar o portal do Exame de Seleção até o dia 12 de setembro, preencher o cadastro e depois fazer a inscrição. Nesse momento é importante prestar atenção aos dados como o CPF, data de nascimento e e-mail informado.

O processo seletivo será feito pela análise de histórico escolar ou declaração escolar que deve ser anexado no momento da inscrição do candidato. No edital estão as exigências sobre o que deve constar no histórico e na declaração escolar para que a inscrição seja aceita. Também há um modelo de declaração escolar. E a seleção será feita pela análise das notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática.

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, entre em contato com o Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal (dsi.copes@ifal.edu.br)ou com a Coordenação de Registros Acadêmicos do campus (cra.arapiraca@ifal.edu.br).

Cotas
De acordo com o edital, a seleção terá 60% das vagas destinadas a candidatos de escolas públicas, considerando a renda familiar bruta, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. Na inscrição é possível optar por uma das vagas, mas é preciso atender aos requisitos presentes no edital.

Caso o estudante inscrito para uma das cotas apresentar nota para ser selecionado na ampla concorrência, será selecionado nesta modalidade e a inscrição retirada do montante destinado às vagas reservadas.

Sobre os cursos
Técnico em Eletroeletrônica (turno – noturno/ duração – dois anos)

O concluinte no curso de técnico em Eletroeletrônica planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos.

Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica. Poderá ter atuação em Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas eletroeletrônicos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos. Indústrias de transformação e extrativa em geral.

Técnico em Logística (turno – noturno/ duração – um ano e meio)

O concluinte no curso subsequente em Logística realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de atendimento aos clientes. Poderá ter atuação em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Datas
As inscrições para os cursos do Ifal Arapiraca terminam no dia 12 de setembro. O edital prevê a divulgação da lista preliminar com as inscrições deferidas e indeferidas no dia 13 de setembro. Quem teve a inscrição indeferida poderá ingressar com recurso no dia 14 de setembro.

No dia 15 de setembro deve ser publicado o resultado dos recursos e o resultado preliminar do processo seletivo. No dia 16 é possível ingressar com recurso contra o resultado preliminar. O resultado dos recursos deve ser publicado no dia 17, com o resultado final da seleção e quando também deve ser divulgado o edital de matrícula.