Reading time: 2 minutes
PMSP duas mil vagas para nível médio ambos os sexos.
A PMSP ,Polícia Militar do Estado de São Paulo, lançou edital para realização de um novo concurso público oferecendo 2.700 vagas para soldados de segunda classe, tanto para homens quanto para mulheres. O edital informa que a remuneração básica inicial é de R$ 3.143,70. A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) é a banca organizadora responsável pela seleção.
Quem pode concorrer
Podem concorrer candidatos com nível médio completo e idade mínima de 17 e máxima de 30 anos. A altura mínima deve ser de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas de 9 de agosto a 10 de setembro, pelo site www.vunesp.com.br. A taxa custa R$ 50.
Locais de prova
As provas serão aplicadas nos municípios paulistas de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. O concurso consiste das etapas de provas objetivas, dissertativas, exames de aptidão física e de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, análise de documentos e curso de formação.
Provas objetivas.
As provas objetivas exigirão dos candidatos conhecimentos em língua portuguesa, interpretação de texto, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções de administração pública. Serão 60 questões, que deverão ser respondidas simultaneamente à dissertação, em até quatro horas de teste, no dia 21 de outubro, à tarde.
Pergunta frequente
Uma das perguntas geralmente feitas pelos possíveis candidatos em concursos policiais e militares e quanto a presença de tatuagem no corpo do candidato. Segundo o edital, os candidatos podem apresentar tatuagem, com as seguintes exceções:
1.divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;
2.fizer alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade;
3.fizer alusão a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
4.fizer alusão a ideia ou ato libidinoso;
5.fizer alusão a ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
Atribuições do cargo.
Entre as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe estão o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade.