UFPE e UPE abrem dez mil vagas para curso de extensão em Educação Inclusiva 2024.

Tempo de leitura: 4 minutos

UFPE e UPE abrem dez mil vagas para curso de extensão em Educação Inclusiva 2024.
UFPE e UPE abrem dez mil vagas para curso de extensão em Educação Inclusiva 2024.

A UFPE, Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco (UPE) lançaram edital conjunto para o curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE, pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da UPE e pelas Coordenações-Gerais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE e na UPE, oferece um total de dez mil vagas, sendo cinco mil para cada instituição. 

A formação é gratuita, totalmente on-line, e é fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 deste mês até o dia 10 de novembro, e o candidato deverá optar por se inscrever em uma das instituições participantes: UFPE ou UPE. Cada universidade contará com uma comissão própria para o processo seletivo, designada pelas Coordenações-Gerais da UAB de cada instituição. Embora as comissões atuem de forma independente, os critérios de seleção serão uniformes, garantindo a qualidade do processo em ambas as universidades.

A formação visa capacitar educadores para desenvolverem práticas pedagógicas alinhadas às políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, com foco de refletir sobre as pluralidades e as singularidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial em salas de aula regulares. Além disso, pretende-se contribuir para a elaboração de práticas e recursos que promovam uma escola verdadeiramente inclusiva.

O público-alvo inclui professores da Educação Básica, tanto da rede pública quanto privada, que atuem em sala de aula ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de profissionais da área que não estejam diretamente em sala de aula.

O curso será realizado entre fevereiro e abril de 2025, com uma carga horária total de 120 horas, divididas em quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

Os conteúdos serão ministrados por meio da plataforma LabTime, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que oferece o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para acesso aos materiais pedagógicos, e as atividades serão compostas por momentos síncronos e assíncronos.

A mediação pedagógica será conduzida por tutores especializados, que acompanharão o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso. Para os participantes residentes em Pernambuco, haverá suporte presencial nos 32 Polos UAB distribuídos pelo estado, com acesso a computadores e internet.

Polos UAB no Estado de Pernambuco

AfrânioOuricuri
Águas BelasPalmares
ArcoverdePesqueira
CabrobóPetrolina
CarpinaRecife
CaruaruSalgueiro
CedroSanta Cruz do Capibaribe
DormentesSanta Filomena
Fernando de NoronhaSão José do Egito
FlorestaSertânia
GaranhunsSurubim
GravatáTabira
Jaboatão dos GuararapesTimbaúba
Lagoa GrandeTrindade
LajedoTriunfo
LimoeiroVitória de Santo Antão

INSCRIÇÃO – Para se inscrever no processo seletivo da UFPE, o interessado deve acessar o formulário eletrônico disponível no site da EaD UFPE. O edital completo, com todas as informações sobre as etapas do processo seletivo, também pode ser consultado no mesmo endereço. Para dúvidas, entrar em contato pelo e-mail cursoext.inclusiva@ufpe.br.

Já os interessados em se inscrever no processo seletivo da UPE devem acessar o formulário eletrônico disponível no site da DED UPE. O edital completo está disponível no mesmo endereço. Para dúvidas, entrar em contato pelo e-mail extensao.inclusiva@upe.br.

CAPES E MEC – De acordo com a Capes e a Secadi/MEC, o curso está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). O projeto já conta com a adesão de 50 instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, incluindo a UFPE e a UPE, responsáveis pelo processo de inscrição.

Fonte: UFPE

Tem interesse acompanhar informações e dicas sobre este , outros assuntos, concursos públicos, seleções simplificadas e qualificação , siga-nos no Instagram @emanuelomena . Para receber nossas matérias diretamente no seu Telegram aceite nosso convite clicando no link https://t.me/+fHqADZiDyUNkN2U5.