Reading time: less than 1 minute
Inscrições podem ser feitas no site da Covest a partir desta sexta.
O Vestibular 2012.2 da UFPE, conhecido com vestibular das Engenharias CTG, abre inscrições entre os dias 15 a 25 de junho de 2012. A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 15 a 19 deste mês. O processo seletivo oferece um total de 320 vagas, sendo 20 destinadas ao novo curso de Engenharia de Controle e Automação. Esta também é a oportunidade para os estudantes interessados em cursar Engenharia Naval, que oferece 20 vagas. Os demais cursos são: Engenharia Civil – 60 vagas; Engenharia de Alimentos – 10 vagas; Engenharia de Materiais – 20 vagas; Engenharia de Minas – 25 vagas; Engenharia Elétrica – 30 vagas; Engenharia Eletrônica – 40 vagas; Engenharia Mecânica – 50 vagas; e Engenharia Química – 45 vagas.
O candidato deverá fazer a inscrição no site da Covest por meio de preenchimento de formulário e impressão de Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 75,00. O pagamento deverá ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil. O Manual do Candidato será disponibilizado a partir do dia 13 deste mês, no site da Covest.
O incentivo de 10% na nota do Vestibular poderá ser solicitado pelo estudante que houver concluído integralmente, até a data da matrícula acadêmica, os três anos do Ensino Médio, em regime regular, em escolas públicas municipais, estaduais ou do Distrito Federal, exceto aquelas mantidas por instituições públicas de ensino superior. Também tem direito ao benefício o estudante concluinte do Ensino Médio na forma de exames supletivos ou de certificação de proficiência equivalente à conclusão do Ensino Médio (Enem), que deve possuir Número de Identificação Social (NIS) referente a programas sociais do Governo Federal.
O processo seletivo se dividirá em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase será constituída pelas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, aplicadas e corrigidas sob a responsabilidade do Inep/MEC. A segunda fase será composta pela redação do Enem 2011 (cuja nota de corte será 2.5, em escala convertida pela Covest) e pelas provas aplicadas pela Covest/UFPE, nos dias 8 e 9 de julho, das 8h às 12h.
No primeiro dia de provas, os candidatos farão exames de Português 1, com duas questões discursivas, e Matemática. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Química e Física. Com exceção de Português 1, cada prova terá 16 questões objetivas de proposições múltiplas e/ou resposta numérica. O resultado do Vestibular será divulgado até o dia 22 de julho.