CBMPE lança edital de concurso público 2017

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

CBMPE abre concurso público com 300 vagas para graduação de soldado

O CBMPE, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, finalmente conseguiu   que o edital de seu concurso público contemplando 300 vagas para graduação de soldados fosse  publicado pelo governo do estado de Pernambuco.

CBMPE abre concurso público 2017 com 300 vagas
Saloá convoca aprovados em concurso

 

 

 

Novidade

A novidade para este concurso  do CBMPE 2017 é a previsão no edital da destinação de 5% vagas para candidatos portadores de necessidades especiais compatíveis para com a função.Na nossa modesta opinião um avanço.

Validade

O concurso terá validade de dois anos prorrogável por igual período a critério da administração estadual.

Processo de seleção

O Processo de seleção  CBMPE  2017 será realizado em duas Etapas, em que a Primeira, a ser executada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE, através da sua Comissão de Concursos – CONUPE, destinar-se-á à seleção dos 300 (trezentos) candidatos que participarão da Segunda Etapa, o Curso de Formação e Habilitação de Praças, esta a cargo da Secretaria de Defesa Social, de caráter eliminatório e classificatório.

O concluinte do Curso de Formação e Habilitação de Praças, quando nomeado Militar do Estado na graduação de Soldado Bombeiro Militar, fará jus ao soldo da graduação, que é de R$ 2.319,88 (dois mil, trezentos e dezenove reais e oitenta e oito centavos), conforme estabelecido pela Lei Complementar n° 169, de 20 de maio de 2011, combinado com disposto no inciso I do art. 7° da Lei n° 10.426, de 27 de abril de 1990, mais as vantagens previstas na legislação em vigor.

Requisitos para investidura no cargo :

Gerais:

a) Ter a nacionalidade brasileira, e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal;
b) Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
c) Estar quite com as obrigações eleitorais;
d) Não possuir antecedentes criminais;
e) Estar em gozo de seus direitos civis e políticos;
f) Ter conduta civil compatível com o cargo bombeiro militar, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de  Defesa Social;
g) Ter aptidão para a carreira militar do Estado, aferida através de exame de habilidades e conhecimentos, exames médicos, exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e o curso de formação profissional; e
h) Não acumular cargos, empregos ou funções publicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.

Requisitos específicos

a) Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecida nos moldes da legislação federal;
b) Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos;
c) Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B; e
d) Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Inscrição

As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, das 00h00min01s do dia 30 de janeiro de 2017 às 23h59mim59s do dia 26 de marco de 2017, observado o horário ofi cial do Estado de Pernambuco

Taxa

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de boleto bancário a ser impresso ao final do procedimento de inscrição, nas Casas Lotéricas ou em qualquer instituição bancária, no valor de R$ 129,60 (cento e vinte e nove reais e sessenta centavos).

Fases do processo de seleção

a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva e prova discursiva, conforme
disposto na alínea ”a” do inciso I do art.3º da Lei Complementar 108/2008, de caráter eliminatório e classifi catório;
b) 2ª FASE: Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
c) 3ª FASE: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
d) 4ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório.
A execução das fases previstas na Primeira Etapa será de responsabilidade do IAUPE.

A Prova objetivado concurso público CBMPE 2017 será realizado nas cidades de: Recife/Região Metropolitana, Caruaru, Arcoverde e Petrolina e, em sendo necessário, serão utilizados também municípios circunvizinhos. O Exame de Aptidão Física, os Exames Médicos, e a Avaliação Psicológica serão aplicados na cidade de Recife. A prova objetiva do Concurso constará de prova escrita contendo 80 (oitenta) questões objetivas e uma discursiva, em forma de redação dissertativa. Mais detalhadamente prova escrita, com 80 (oitenta) questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, no gabarito padrão nas opções de A, B, C, D e E.

Classificação

A classificação final do concurso  CBMPE  2017 será feita através da classificação na Segunda Etapa que consiste no CFHP BM. A nota da Prova Objetiva constante do Exame de Habilidades e Conhecimentos destinar-se-á exclusivamente para a seleção dos candidatos que realizarão as fases da Primeira Etapa e, posteriormente, dos que terão acesso ao CFPH BM.

Disciplinas

A prova objetiva trará conteúdos das disciplinas: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, RACIOCÍNIO LÓGICO ,FÍSICA, BIOLOGIA , DIREITO CONSTITUCIONAL, ATUALIDADES,HISTÓRIA DE PERNAMBUCO.

Isenção da taxa de inscrição

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada no ato da inscrição, mediante requerimento do candidato, através do site www.upenet.com.br no período entre 30/01 a 10/02/2017.

Da ta da prova objetiva

A prova objetiva de conhecimentos e a dissertação estão marcadas para data de 28 de maio de 2016.

 

Edital concurso SD CBMPE 2017

 

Simulado de Direito Constitucional