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Crato-CE tem vagas abertas em concurso público para professor 2020.
Prefeitura do Crato, Município localizado a aproximadamente 500 Km de Fortaleza, vizinho dos Municípios pernambucanos de Exu e Moreilândia, está com concurso público aberto para área de educação disponibilizando vagas para professor. As vagas estão dividas conforme as áreas da seguinte forma: Orientador Educacional conforme Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 (25); Pedagogo (3); Professor – Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) (23); Professores de: Educação Física (2); Ciências (1); Geografia (1); História (2); Letras – Língua Inglesa (5); Letras – Língua Portuguesa (11); Matemática (10); Educação Infantil (46).
As inscrições para os cargos de nível superior devem ser feitas mediante pagamento de taxas de inscrição no valor de R$ 150,00. O interessados poderão se inscrever até às 23h59 do dia 18 de dezembro de 2020, exclusivamente via internet, no site no endereço eletrônico http://cev.urca.br/cev/concursos/concurso-crato/.
Além da prova objetiva os professores serão submetidos a prova de titulação de carater classificatorio.
A data da prova objetiva como as demais etapas serão divulgadas via de ordem de serviços.O prazo de validade do presente Concurso Público será de dois anos, contados da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
01) (Varzea Alegre 2014)“Ao situar a educação escolar no espectro amplo da vida social, a LDB nº 9.394/1996 (art. 1º), induz a uma
reflexão crítica da nossa prática educacional: a forma estreita como ela vem sendo concebida, o isolamento da escola em relação ao mundo exterior, a distância entre teoria e prática, entre trabalho intelectual e o trabalho manual, a organização escolar rígida, o ensino e as práticas de adestramento e, em especial, a formação de atitudes que, contrariando interesses e necessidades da maioria, levam à
passividade e à subordinação.” Neste sentido:
A) A LDB Nº 9.394/1996 induz à reflexão acerca do ensino tradicional como uma forma viável de realizar processos educativos consistentes, dentro de um modelo convencional, “fechado”.
B) A LDB Nº 9.394/1996 induz a reflexão de que as relações da educação com a sociedade não são questões que mereçam ser repensadas, especificamente no que se refere a educação escolar posto que esta “se desenvolve, predominantemente por meio do ensino, em instituições próprias.”
C) É importante repensar a prática educacional efetivada nas escolas, em uma nova perspectiva, mediante a formação de indivíduos conscientes de sua inserção na sociedade.
D) É mister repensar práticas educativas que consolidem uma relação de dualidade entre escola e sociedade.
2)((Varzea Alegre 2014))O fruto mais imediato da LDB Nº 9.394/1996 foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, um modelo de currículo para ser seguido em todas as unidades nacionais. “[…] os PCN configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional […]” (BRASILSEF, 1997, p.13). É correto afirmar com relação aos PCNs:
I. A interdisciplinaridade proposta nos PCN é uma atitude epistemológica que ultrapassa os hábitos intelectuais estabelecidos ou mesmo os programas de ensino. Constituise numa nova pedagogia cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a instauração de uma prática dialógica.
II. Propõe metodologias para o trabalho grupal, elegendo a transdisciplinaridade como modus operandi do trabalho pedagógico.
III. Propõe a transversalidade como uma forma de abordar o conhecimento, na sala de aula, concebendoo como algo dinâmico, não acabado, passível de transformação e de se relacionar as questões da vida.
IV. A Didática que permeia a organização dos PCNs coloca os temas transversais como novos conteúdos que abordam de forma questionadora e crítica problemas que estão no centro das preocupações sociais atuais. É correto o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) II e III.
C) IV e I.
D) I e III.
Gabaritos:
1)C
2)D