Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Nova ortografia será exigida em concursos a parir de dezembro deste ano. Curso é oferecido na modalidade à distância e é gratuito.
O Senado Federal por meio do IEL(Instituto legislativo Brasileiro) está oferecendo o curso EAD Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico,sem tutoria está disponível para matrícula no http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/.
O acordo entrou em vigor em janeiro de 2009,as normas anteriores ao acordo poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.
A reforma ortográfica prevê mudanças na língua portuguesa, como o fim do trema, a supressão de consoantes mudas, novas regras para o emprego do hífen, inclusão das letras w, k e y ao idioma, além de novas regras de acentuação.
O acordo foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, para unificar o registro escrito nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.