Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Parlamento Metropolitano discute destinação dos resíduos sólidos hospitalares.
O vereador Josenildo Sinesio (PT), presidente do Parlamento Metropolitano do Recife, apresentou em plenário, na terça-feira, 4, o resultado da audiência pública realizada em Moreno para discutir a destinação dos resíduos sólidos hospitalares, um problema que diz respeito à saúde de todos. “Hoje, o empresariado do setor tem uma preocupação muito grande com o lixo hospitalar, para evitar que ele contamine ou até mesmo mate um paciente. Mas quando o lixo sai de lá, ele precisa ir a um lugar seguro para não gerar outros problemas de saúde”.
Parlamento Metropolitano discute destinação dos resíduos sólidos hospitalares
Ele explicou que o assunto seria discutido numa outra audiência, proposta, no mês passado pelo CPRH, mas que foi adiada, devido à proibição de vereadores e sociedade civil participarem do debate. “Eles iriam discutir a concessão da licença ambiental do Grupo Atento, para implantar uma empresa em Moreno, mas impediram as Câmaras e o povo de participar, por isso realizamos hoje um debate democrático, onde todos puderam ser ouvidos, num debate acalorado do início ao fim”.
Ao final do encontro, o Parlamento decidiu agendar uma audiência com o governador Eduardo Campos. A intenção é cobrar agilidade no debate sobre a destinação dos resíduos sólidos em Pernambuco. “Essa é uma questão ambiental, de saúde pública, mas, sobretudo, política, e que deve ser resolvida com a participação dos 14 municípios e da sociedade”, avalia Sinesio.