UFRPE adota sistema de cotas para ingresso 2013.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conselhos Superiores da UFRPE aprovam aplicação da lei n°12.711/2012 e reserva vagas para estudantes de escolas públicas já para 2013.

Os Conselhos Superiores da Universidade Federal Rural de Pernambuco a UFRPE, aprovaram o percentual de 50% das vagas dos cursos de graduação para alunos da rede pública de ensino já em 2013. A proposta da implantação do Sistema de Cotas prevê que o percentual completo incida sobre o total de vagas da próxima seleção de alunos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo acesso é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.

Dentro dos 50% das cotas, haverá ações afirmativas específicas direcionadas a questões sociais e raciais. A cota social – estudantes de famílias que recebem até 1,5 salário mínimo – e a racial (negros, pardos e índios) serão definidas por meio do Sisu, a partir do cruzamento de dados fornecidos pelos inscritos e pelos parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora a Lei de Cotas preveja a efetivação da política até o ano de 2016, a proposta foi avaliada e já será efetivada para o ingresso 2013 de novos alunos da UFRPE.

UFRPE adota o Sisu com sistema de seleção.

O cronograma de seleção da UFRPE para ingresso de alunos será divulgado após a publicação da nota do Enem.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco oferecerá vagas em seus campi do Recife,  Garanhuns e Serra Talhada.

1 comentário


  1. A UFPRE está de parabéns por implantar, já em 2013, o percentual de 50 % das vagas destinadas ao ingresso de novos alunos nos cursos de graduação, cuja implementação está prevista apenas para 2016.

    A UPE e a UFPE poderiam seguir o exemplo da UFRPE.

Comentários encerrados.