Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação promove a Semana de Mobilização pela Educação, com paralisação nacional da categoria marcada para esta quarta-feira (11).
Além da paralisação nacional haverá uma mobilização em Brasília com ato público em frente ao Congresso Nacional. A categoria irá aproveitar a realização da Marcha dos Prefeitos, que acontece entre os dias 10 e 12 na capital federal, para cobrar diretamente dos gestores públicos o cumprimento integral da lei 11.738, que estabelece o Piso do Magistério.
Também estão agendadas uma reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, visitas aos gabinetes dos parlamentares e audiência pública na Câmara dos Deputados com o tema qualidade da educação.
Em Pernambuco, o Sintepe marcará presença na mesa de diálogo sobre os Planos da educação e valorização dos seus profissionais, às 15h da quarta, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alepe). Uma caravana de trabalhadores articulada pelo sindicato também participará das mobilizações em Brasília.
Na sexta-feira passada, houve a primeira mesa geral de negociação dos servidores públicos, onde o governo negou o pagamento em espécie do vale transporte, o que beneficiaria os trabalhadores de municípios onde não há transporte regulamentado, e o reajuste do vale alimentação, além de propor um aumento linear de 4% a partir de setembro deste ano. O percentual não inclui os funcionários da saúde, educação e segurança.
O governo ainda anunciou o montante de R$ 71,53 milhões para pagamento referente ao piso do professor. Entretanto, o detalhamento das questões financeiras será apresentado na mesa de negociação específica da Educação, que foi adiada para quarta-feira (11), a partir das 8h, na Secretaria de Administração, Bairro do Recife